Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DE EFICIÊNCIA DE SUPERMERCADOS DE PEQUENO PORTE DO OESTE DE SC: uma abordagem por data envelopment analysis
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Palavras Chave

Análise Envoltória de Dados
Eficiência
Supermercados

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Economia de Empresas

Autores

Nome
1 - Douglas Nodari
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - chapecó
2 - Julio Cesar Araujo da Silva junior
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Área de Ciências Sociais Aplicadas
3 - Mariana de Oliveira Cavalheiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - departamento de economia e contabilidade
4 - Fernanda Gomes Victor
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Reumo

O setor varejista de supermercados é um dos mais importantes do terceiro setor. Além de ser um dos setores que mais gera empregos diretos e indiretos, é um dos primeiros a captar mudanças no comportamento dos consumidores. Diante da forte concorrência e evolução constante do setor, se faz necessário o aprimoramento de técnicas para a mensuração do desempenho individual das redes e a construção de parâmetros de comparação relativa entre as unidades.
Pouco se estuda especificamente unidades de pequeno porte de supermercados na literatura. Nesse sentido, cabe mensurar a eficiência dessas unidades produtivas para que sejam obtidos indicadores comparáveis (benchmarks ), e, assim, poder fomentar o debate sobre as diferenças entre os resultados de grandes redes. O objetivo deste artigo é analisar a eficiência de uma amostra de 31 supermercados da região oeste de Santa Catarina, por meio do método de análise envoltória de dados (DEA).
A base teórica é relacionada à medicadas de eficiência. A Eficiência, de acordo com Donthu e Yoo (1998), pode ser considerada como a relação entre a soma ponderada de saídas e de entradas de um processo produtivo. Nesse contexto, ela se refere a um julgamento sobre a relação entre os recursos utilizados (os insumos) com uma medida dos resultados obtidos (resultados). Moreno (2006) ressalta a relação entre eficiência e produtividade, afirmando que eficiência é um ponto fundamental no varejo porque é um componente da produtividade total.
O método empregado é o de análise envoltória de dados (DEA). As variáveis utilizadas na investigação foram o faturamento, o número de funcionários,a área de vendas e o número de checkout’s, no período de 2014 e 2015.
Os resultados obtidos apontaram para um baixo percentual de unidades em máxima eficiência para os dois períodos analisados. Outro resultado relevante encontrado foi o de que a variável que apresentava desajuste para o alcance da eficiência máxima das unidades foi a “Área de venda (m²)”, sugerindo a existência de capacidade ociosa de estrutura.
Considera-se que o estudo contribuiu no sentido de evidenciar a importância da aplicação desta metodologia na análise de desempenho de supermercados de pequeno e médio porte em SC. Isso se deve à análise simultânea de diversas variáveis importantes na determinação do faturamento das empresas, o que torna o método mais robusto e confiável para um ranqueamento e análise de eficiência do que outras estratégias comumente utilizadas. Exemplos delas são as análises estáticas, como o faturamento dividido por área de vendas; o faturamento por número de funcionários e o ticket médio de vendas
BANKER, R. D.; CHARNES, A.; COOPER, W. Some Models for Estimating Technical and Scale Inefficiencies, in Data Envelopment Analysis. Management Science, v. 30, n. 9, p. 1078-1092, set. 1984. BARROS, C. P.; ALVES, C. A. Hypermarket retail store efficiency in Portugal, International Journal of Retail & Distribution Management, v. 31, n. 11, p.549-560, 2003. NASCIMENTO F, R.; DOS SANTOS, A. C.; LOPES, A. L. M.; FONSECA, R. A.;NAZARETH, L. G. C. Governança corporativa, eficiência, produtividade e desempenho. Revista de Administração Mackenzie, v. 14, n. 4, 2013.