Resumo

Título do Artigo

APLICAÇÃO DO MODELO UTAUT NA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA: UM ESTUDO SOBRE A ACEITAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE GESTÃO ACADÊMICA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Sistemas de Informação
Gestão Acadêmica
UTAUT

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

Autores

Nome
1 - Anderson Pinheiro da Silva
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) - Campus de Porto Velho
2 - Carolina Yukari Veludo Watanabe
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) - Departamento de Ciência da Computação

Reumo

A adoção de novas Tecnologias da Informação (TI) nas organizações pode trazer mudanças desde o nível estratégico, com ferramentas que auxiliem na tomada de decisão, até o nível operacional do negócio, impactando diretamente no empreendimento da organização. Entretanto, implementar essas tecnologias da informação pode gerar fatores de rejeição por parte dos usuários que as utilizam, o que pode diminuir as expectativas de desempenho inicialmente esperadas com a sua execução.
O estado de Rondônia possui uma única universidade federal, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Conforme informações obtidas por meio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) da UNIR, em 18 de janeiro de 2017, a falta de lançamento de notas cresceu nos últimos três semestres no campus de Porto Velho. Assim, faz-se necessário o estudo de quais fatores estão influenciando a falta de lançamento de notas no sistema, além da resistência na utilização de outras ferramentas que poderiam mitigar ou eliminar este problema no SINGU.
O conceito de Sistema de Informação (SI) pode ser entendido como inter-relacionamentos de componentes tecnológicos que auxiliam, por meio do tratamento dos dados, na tomada de decisão por parte das organizações, assim sendo são mais abrangentes, de modo que a Tecnologia da Informação (TI) é uma parte integrante deste sistema.Venkatesh, Morris et al. (2003, p. 425-478) formularam um modelo unificado de aceitação e uso da TI ( Unified Theory of Acceptance and Use of Technology-UTAUT), em que o modelo apresenta quatro fatores determinantes e quatro fatores moderadores da intenção de uso da TI.
O presente trabalho tem caráter descritivo, quantitativo, cuja abordagem obedeceu ao raciocínio dedutivo. Para a coleta de dados utilizou-se como instrumento o questionário. Os fatores determinantes e os fatores moderadores da teoria foram traduzidos e adaptados ao contexto da pesquisa para a elaboração do questionário. A análise dos dados foi desenvolvida com base na metodologia apresentada por Sanches et al. (2011). Por fim, foi calculado o coeficiente de Pearson para verificar correlações entre os fatores.
em relação ao perfil dos respondentes observou-se que a maioria dos indivíduos são do sexo masculino, relativamente jovens, em sua maioria doutores, com mais de dez anos de experiência na Universidade e mais de dez anos utilizando o sistema SINGU. Quanto ao fator Expectativa de Desempenho, conclui-se que os usuários acreditam que o sistema SINGU é útil para realizar suas atividades, entretanto, são indiferentes quanto ao efetivo ganho de desempenho na realização das atividades no sistema, bem como não acreditam que com a utilização dele irão crescer profissionalmente.
Foi verificada a fraqueza quanto à percepção de aceitação dos usuários, sendo que, na presente pesquisa, os respondentes se mostraram indiferentes, no sentido geral, em relação aos fatores determinantes da teoria, que são os constructos Expectativa de Desempenho, Expectativa de Esforço, Influência Social e Condições Facilitadoras. Essa indiferença com relação ao sistema explica o aumento do não lançamento das notas, já que os usuários não se sentem motivados a usar o sistema.
SANCHES, Cida; MEIRELES, Manuel; SORDI, JO de. Análise qualitativa por meio da lógica paraconsistente: método de interpretação e síntese de informação obtida por escalas likert. Anais do Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, 2011. VENKATESH, V., M. G. MORRIS, et al. User acceptance of information technology: Toward a unified view. MIS quarterly: 425-478, 2003.