Resumo

Título do Artigo

O Compartilhamento de Carros: um ensaio teórico sobre a adequação de organizações no contexto de sustentabilidade em que se insere a economia do compartilhamento.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Economia do compartilhamento
compartilhamento de carros
sustentabilidade

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Inovador: Startups, Empresas de Base Tecnológica, Incubadoras e Parques Tecnológicos, Capital de Risco

Autores

Nome
1 - André Sarmento Spalenza
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - salvador
2 - Francisco Rodolfo Xavier Ramalho
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Salvador
3 - Ariádne Scalfoni Rigo
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de Administração

Reumo

O presente artigo, através de uma abordagem qualitativa na forma de ensaio teórico, trata-se de um estudo que se propõe a investigar interfaces do fenômeno denominado economia do compartilhamento (sharing economy), no que tange ao compartilhamento de carros, bem como desafios e impactos desse modelo de negócio nos estudos organizacionais. Para tanto, parte-se do pressuposto que a economia do compartilhamento (sharing economy) é um fenômeno surgido a partir da disponibilização de bens ou serviços de forma compartilhada através de redes físicas ou digitais (CANTERA E VAQUERO, 2012; CHASE, 2015).
Discutir a adequação das organizações que atuam no compartilhamento de carros no contexto de sustentabilidade em que a economia do compartilhamento está inserida.
Com a finalidade de atender o objetivo, o presente trabalho discute a economia do compartilhamento em um contexto de inovação e busca pela sustentabilidade, o que é exposto na próxima seção. Na mesma, é apresentado o compartilhamento de carros, considerando a importância dos aspectos regulatórios inerentes a atividade, bem como o modo como as organizações se utilizam desses aspectos para se colocarem no mercado. Por fim expomos as considerações finais dos autores.
A abordagem metodológica utilizada é a qualitativa por meio de um ensaio teórico.
Procedeu-se a leitura cuidadosa dos documentos, destacando neles argumentos importantes para o propósito deste trabalho.
A principal reflexão trazida pelos autores é a percepção sobre a adequação do compartilhamento de carros nos princípios básicos da economia do compartilhamento, que são a sustentabilidade e a colaboração, ao invés de unicamente o aproveitamento da falta de regulamentação como forma de obter vantagens no mercado.
CANTERA, J.; VAQUERO, P. Networknomics: um nuevo paradigma de creación de valor em la economia de la creatividad, la conectividade y la colaboración. Seattle: Space Independent Publishing Platform, 2012. CHASE, R. Economia compartilhada: como pessoas e plataformas da Peers Inc. estão reinventando o capitalismo. São Paulo: Ed. HSM, 2015