Resumo

Título do Artigo

UM SANTO CRIATIVO E VISIONÁRIO

Palavras Chave

Negócios Criativos
Vantagem Competitiva
Franchising

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - ALCINEIDE AGUIAR PIMENTA
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - ITAJAÍ
2 - ROGEANE MORAIS RIBEIRO
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Biguaçu
3 - Cleiciane Barros de Oliveira
FACULDADE LUCIANO FEIJÃO (FLF) - Sobral
4 - AYSLAN KLESLEY CABRAL ALMEIDA
FACULDADE LUCIANO FEIJÃO (FLF) - Sobral

Reumo

Esse caso para ensino retrata a história de sucesso de uma dona de casa que decide explorar suas habilidades culinárias empreendendo no segmento alimentício, inicialmente para superar alguns problemas pessoais, mas o negócio deu tão certo, que atualmente a mesma pretende transformar sua empresa em franquias. O texto descreve a trajetória da empresária e de seus dois filhos do período de 2002 a 2017, dando ênfase maior ao contexto da abertura da empresa e aguçada percepção de empreender com produtos pioneiros e inovador no mercado onde atua.
Oportunizar aos leitores conhecer uma experiência real de empreendedorismo por necessidade, aplicação de criatividade à estratégia emergente, bem como relacionar essa atividade criativa a vantagem competitiva em empresas de pequeno e médio porte.
O caso descreve a história real de uma empresária, produzido a partir de entrevistas com a proprietária do Santo Açaí e seus filhos, bem como de dados documentais e imagens cedidas pela empresa. O nome da empresa, da proprietária e os valores apresentados são reais.
O público alvo abrange estudantes de graduação e pós-graduação lato-sensu nas áreas de administração e gestão. O caso pode ser aplicado em disciplinas como Administração Estratégica, Economia Criativa, Empreendedorismo, Estratégias de Franquias, dentre outras.
MINTZBERG, H.; LAMPEL, J.; QUINN, J. B.; GHOSHAL, S. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. Tradução Luciana de Oliveira da Rocha. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006 POPADIUK, S. Escala de Orientação para Exploration-Exploitation do conhecimento em empresas brasileiras. XXXIV ENANPAD, 2010. SAUERBRONN, J. F. R.; SAUERBRONN, F. F.; HASENCLEVER, L. Contribuições da economia industrial para o estudo de estratégias de crescimento a partir do sistema de franquia DOI 10.5752/P. 1984-6606.2011 v11n26p33. Revista Economia & Gestão, v. 11, n. 26, p. 33-61, 2011.