Resumo

Título do Artigo

QUEM É LÍDER PARA VOCÊ? A influência da vida pessoal do liderado no chão de fábrica em sua percepção sobre liderança
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Palavras Chave

abordagem nova liderança
Liderado
Características de liderança

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - FERNANDA VERSIANI
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Coração Eucaristico
2 - Antonio Carvalho Neto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - PPGA

Reumo

No cenário organizacional, as empresas, principalmente as de grande porte, estão sofrendo significativos e continuados impactos políticos, sociais, tecnológicos e econômicos, que acabam forçando uma nova postura dos seus líderes. Esta postura, pode ser melhor construída quando se baseia também na troca relacional com os liderados. Em estudos sobre liderança, o líder é o sujeito de pesquisa e é aquele que ocupa algum cargo de chefia. Assim, há uma predisposição há outras formas de identificar novos líderes, considerando que estes são legitimados pelos liderados dentro da organização.
A posição hierárquica é vista como o principal fator para a legitimação, desconsiderado outros aspectos que podem influenciar na identificação de um líder. Assim, dar voz aos liderados, que não exercem cargo de supervisão, é importante para identificar novos líderes e aspectos que o fazem ser legitimados. A ausência da voz do liderado na literatura de liderança levou à pergunta de pesquisa: Como a referência de líder é construída pelos liderados no chão de fábrica? O objetivo geral é identificar quem é líder e como é construída a referência de líderes para os liderados.
Este artigo se baseia nas três teorias da abordagem da nova liderança: transacional (Bass, 1985), transformacional (Burns, 1978; Khanin, 2007) e LMX (Liden & Maslyn, 1998). Essas teorias destacam mais claramente a importância da relação entre líder-liderado, podendo embasar a discussão proposta nesta pesquisa. Cada teoria possui um conjunto de características que podem ser associadas à relação líder-liderado. Assim, é possível identificar quais características necessárias que um indivíduo deve ter para ser legitimado como líder a partir da percepção dos liderados no chão de fábrica.
A pesquisa tem caráter qualitativo e é de natureza descritiva, tendo como método o estudo de caso único (Yin, 2007). A empresa escolhida foi uma empresa brasileira de mineração que atua no mercado há mais de 30 anos, que já recebeu destaque como uma das melhores empresas para se trabalhar pela revista Exame. Foi aplicado um questionário semiestruturado, juntamente com um quadro com características das teorias de liderança apresentadas no referencial teórico, para 32 funcionários em funções na área da operação, nível mais baixo da hierarquia, não possuindo nenhum cargo de chefia.
Do total de 32 respondentes, 63% perceberam seus colegas de trabalho como líder e as características de liderança estão associadas à teoria transformacional - por terem iniciativa, capaz de inspirar e desenvolver o outro. Já para os outros 37% dos entrevistados, o chefe é percebido como líder tendo características da teoria transacional - como a capacidade em negociar. Todos os respondentes associaram a liderança com exemplos vivenciados na vida pessoal, destacando a importância de ouvir o liderado. A referência de líder dentro da organização passa por exemplos de líderes fora da organização.
A liderança informal é percebida mais claramente do que uma liderança imposta pelas organizações (chefes). As experiências pessoais vividas pelos liderados foram diagnosticadas neste estudo como relevantes para a percepção do fenômeno dentro da organização. Ao associar as características que mencionaram como essenciais para considerarem líderes fora da organização, com os exemplos de líderes dentro da organização, são as mesmas características percebidas na vivência pessoal que, de fato, consideram as essenciais para considerarem um indivíduo líder dentro da organização.
Bass, B. M. (1985). Leadership and performance: beypund expectations. New York: Free Press. Burns, J. M. (1978). Leadership. New York: Harper & Row Publishers. Liden, R. C.; Maslyn, J. M. (1998). Multidimensionality of leader-member Exchange: an empirical assessment through scale development. Journal of management. v. 24 n 1, 43- 72 Khanin, Dmitry. (2007). Contrasting Burns and Bass. Journal of leadership studies. v.1, n.3. Yin. R. K. (2010). Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre:Bookman