Resumo

Título do Artigo

O sociodrama: metodologia de ensino no aperfeiçoamento de professores do nível superior
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Sociodrama
Andragogia
ensino-aprendizagem para nível superior

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Luiza Correia Hruschka
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO (UMESP) - São Bernardo do Campo
2 - Luiz Roberto Alves
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO (UMESP) - PPGA

Reumo

O século XXI incentiva a profissão de docente a mudar, convida o professor a abandonar a concepção advinda do século XIX, de mera transmissão do conhecimento acadêmico, para uma educação mais contemporânea, mais participativa (IMBERNÓN, 2011). O aluno e futuro profissional, diante do novo momento, cobra dos professores uma formação mais moderna que acompanhe as exigências do mercado de trabalho desta nova era.
Como a aplicação da metodologia sociodramática, que vai ao encontro das diretrizes da Teoria da Andragogia e da Teoria Experiencial da Aprendizagem, contribui para a capacitação das habilidades didáticas dos docentes da área de administração nos cursos de especialização? O propósito deste artigo é analisar o emprego da metodologia sociodramática no aperfeiçoamento da didática dos professores dos cursos de administração, de acordo com as diretrizes da teoria da andragogia e teoria experiencial da aprendizagem.
- Formação e aperfeiçoamento contínuo de professores - Andragogia -Sociodrama como metodologia de ensino-aprendizagem
A metodologia utilizada na pesquisa é a qualitativa, com enfoque exploratório e meios de investigação experimental. Os sujeitos que constituem esta pesquisa são professores de nível superior de duas instituições educacionais diferentes, docentes da área da administração, pedagogia e automação. Para a coleta de dados foram marcados encontros em grupos nas instituições pesquisadas, em dias e horários sugeridos sugeridos pelos participantes, de forma a mantê-los o mais confortável possível.
As principais dificuldades trazidas pelos participantes estão relacionadas à dispersão, descomprometimento, desmotivação, uso de celular, conversas paralelas. E, após a utilização da metodologia sociodramática os professores passaram a ter uma melhor organização da aula e uma maior participação dos alunos. Desta forma, o participante C se tornou mais motivado. O participante D detectou dificuldade dos alunos no processo e aperfeiçoou a técnica. O participante A percebeu que cada grupo possui características próprias, que devem ser trabalhadas de forma específica entre outras.
Constata-se, portanto, que a metodologia sociodramática está alinhada com as diretrizes da teoria da andragogia e da teoria experiencial da aprendizagem. Assim, pode-se afirmar que é uma metodologia que possibilita o aperfeiçoamento da didática dos professores, em especial, dos cursos de administração. Desta forma, considera-se uma metodologia, pois ela esclarece o professor acerca da elaboração de planos de ensino, formulação de objetivos, seleção de conteúdos, escolha das estratégias de ensino e instrumentos de avaliação da aprendizagem (GIL, 2015b).
BELLAN, 2005; BUSTOS, 1994; DRUMMOND et al, 2008; FIORAVANZO et al, 2016; GATTI, 2010; GIL, 2010 e 2015; HRUSCHKA, 2017; LEWIN, 1935; LIBÂNEO, 2015; PILETTI,2010; ROMAÑA, 1987 etc