Resumo

Título do Artigo

INTERNACIONALIZAÇÃO E DIMENSÕES ORGANIZACIONAIS: proposta de um modelo teórico-analítico simulado sob o contexto da internacionalização
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Palavras Chave

Internacionalização
Estratégia
Dimensões Organizacionais

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - Nildo Ferreira Cassundé Junior
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF) - Colegiado de Engenharia de Produção
2 - Walter Fernando Araújo de Moraes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

Reumo

Estudos envolvendo estratégia de internacionalização reúnem inúmeras perspectivas e, quando agrupados, revelam que o fenômeno da internacionalização é ditado e marcado por muitas nuances organizacionais. As características da internacionalização, ao longo do tempo, estão englobadas em sete Dimensões Organizacionais, quais sejam: Governança corporativa, Processo de formação da estratégia de internacionalização, Conteúdo das estratégias, Contexto interno, Contexto externo, Riscos percebidos e Empreendedorismo.
Por entender que a dinâmica entre as Dimensões Organizacionais e a internacionalização, a priori, não apresenta prevalência de causa e efeito, este estudo é orientado pela seguinte questão que se coloca entre a declaração e o campo de investigação, o agronegócio: Como ocorrem, ao longo do tempo, as associações entre as Dimensões Organizacionais, sob o contexto da internacionalização?
As estratégias de internacionalização revelam aspectos diversos como as influências externas de mercado (PERKS, 2009), mas parecem negligenciar as demais influências da tomada de decisão internacional dos empresários frente aos modos de entrada (POSEBELLO; AMAL; HOELTGEBAUM, 2013), por exemplo. Desse modo, a necessidade de verificar a associação entre as estratégias e os demais fatores influenciadores se torna relevante como forma de diagnosticar os impactos (prioritariamente os negativos) e, a partir disto, trabalhar alternativas que permitam serem compensados por outros fatores.
Por se tratar de um ensaio teórico, a metodologia deste artigo foi predominantemente bibliográfica.
A análise teórica permite inferir que as características passam por um processo de mutação das habilidades da empresa a partir das Dimensões Organizacionais (DO), e algumas DO podem deixar de ter importância em determinado momento, já que, com a apropriação de outras, a empresa passa a deixar à margem a dimensão n para valorizar a dimensão n+1. A partir de uma elasticidade dos dados no processo, passa-se a incorporar todas as variáveis; algumas podem deixar de ser as mais relevantes sem, no entanto, deixarem de existir.
Diante do que foi apresentado, é possível afirmar que este ensaio teórico contribui com novo significado para a internacionalização. Superada a inércia do processo de internacionalização, a simulação expõe que o processo decisório pode culminar em ajustes das DO ao contexto internacional em que a empresa se propôs em atuar. Estas DO possuem uma dinâmica própria tanto de participação na trajetória de internacionalização das empresas quanto de associação entre elas.
PERKS, K. J. Influences on international market entry method decisions by European entrepreneurs. International Journal of Entrepreneurship, v.13, n.S1, p.1-20, Dec, 2009. PLATCHEK, R. G. B.; FLORIANI, D. E. O posicionamento internacional das empresas têxteis catarinenses: uma análise qualitativa. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 12, n. 2, p. 42-68, 2013. POSEBELLO, D.; AMAL, M.; HOELTGEBAUM, M. Determinants of international entry mode choice: a case study of a Brazilian multinational. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 10, n. 2, p. 181-194, 2013.