Resumo

Título do Artigo

A Qualidade do Ensino e as Competências do Professor do Ensino Superior em Administração no Brasil: um estudo sobre docentes de instituições públicas e privadas
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Palavras Chave

Qualidade do ensino superior
Curso de Administração
Competências do professor

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Gilmara Lima de Elua Roble
Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/FEI/SP - São Paulo
2 - Fábio Rogério de Morais
Centro Universitário da FEI-SP - São PAulo
3 - Eryka Eugênia Fernandes Augusto
Centro Universitário da FEI-SP - São Paulo

Reumo

A educação no Brasil é discutida em diversas áreas do conhecimento e em suas diferentes esferas (ensino fundamental, médio e superior). Nestas reflexões, há considerações sobre a qualidade ideal e a qualidade real da educação no sistema educacional brasileiro. A sociedade moderna espera por um ensino de qualidade, com métodos modernos e não por uma educação como a chamada por Paulo Freire (1997) de “bancária”, onde o professor conduz os alunos à memorização mecânica do conteúdo passado (Gil, 2009). É importante que o professor tenha um sólido conhecimento da disciplina que se dispõe a ensinar
Este artigo procura investigar, na visão do professor atuante no ensino, em cursos de Administração, o que é necessário para se ter uma aula de qualidade e com retorno efetivo em termos de aprendizagem para o aluno.
A expansão do ensino superior no Brasil tem apresentado indicadores numéricos expressivos (Gomes & Morais, 2012). As instituições de educação superior estão produzindo e comercializando a educação como uma commodity. A qualidade do ensino tem relação direta com a massificação nos sistemas educacionais (Gomes & Moraes, 2012). Os conceitos de competências e habilidades são recorrentes tanto no campo profissional quanto no educacional (Viera, 2013). Para Viera (2013) e Nassif, Hanashiro e Torre (2010), a interdisciplinaridade é um elemento essencial para o ensino.
A pesquisa foi qualitativa exploratória e descritiva, com análise bibliográfica e documental e de entrevistas em profundidade com doze professores de instituições públicas e privadas. Creswell (2014) afirma que o objetivo principal de uma pesquisa qualitativa é tentar entender uma situação social em particular. O procedimento de pesquisa adotado foi a pesquisa de campo com o objetivo de investigar empiricamente os fenômenos no local de sua ocorrência, para delimitarmos os elementos de explicação (Vergara, 2007).
De acordo com os resultados obtidos foi possível constatar que a maioria dos respondentes consideram a didática do professor e o conhecimento do assunto como necessidades básicas para que a aula flua naturalmente e os alunos fiquem interessados. Todos os docentes são unânimes em afirmar que as novas tecnologias de ensino têm um lado ruim, mas também têm um lado bom: se os professores souberem trabalhar com essas novas plataformas de ensino, podem tornar suas aulas muito mais interessantes e participativas.
O bom professor tem que ter uma boa didática, conhecimento sobre o assunto e saber utilizar novos recursos tecnológicos. Uma boa aula não depende somente do professor, mas da disponibilidade do aluno em aprender, dos instrumentos didáticos e o suporte oferecidos aos docentes pelas instituições de ensino. A qualidade da ação docente se estabelece em um conjunto de elementos emocionais, cognitivos e comportamentais associados aos instrumentos de apoio, que, em conjunto, são capazes de estimular e facilitar o processo de ensino e aprendizagem.
Creswell, J. W (2014). Research Design: qualitative, quantitative and mixed methods approaches. (4nd. ed.). Lincoln, USA: Ed. Sage. Freire, P. (1997). Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Vergara, S. C. (2007). Projetos e relatórios de pesquisa em administração (9nd ed.). São Paulo: Atlas. Viera, M. das G. (2013). Estudo de caso: As competências e as habilidades requeridas aos professores do curso de administração na atualidade. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 7(2). Blumenau, 59-72.