Resumo

Título do Artigo

PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE AVALIAÇÃO DA GOVERNANÇA DAS ORGANIZAÇÕES DE 2006 A 2016.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Avaliação da Governança
Produção Científica
Bibliometria

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Governança Corporativa

Autores

Nome
1 - Nildete dos Passos Oliveira
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - PPGA

Reumo

Identificar o grau de governança alcançado permite a avaliação da efetividade das ações realizadas pelas organizações e a reflexão sobre os bons e maus desempenhos. Nesse caso, infere-se a importância do acompanhamento do processo de maturidade da governança nas organizações.
Levantamentos bibliométricos nacionais e internacionais sobre governança no nível organizacional – público ou privado - foram realizados em diversos períodos, de forma ampla, não permitindo caracterizar os estudos que abordam, especificamente, a temática de avaliação da governança no nível das organizações.
A adoção de práticas de governança, tanto no setor privado quanto no setor público, parte da premissa de que uma governança efetiva constitui mecanismo diferencial no desempenho e no alcance dos resultados pretendidos pelas organizações. Na perspectiva organizacional, destaca-se o termo governança corporativa, originado no contexto do setor privado para designar boas práticas visando mitigar os conflitos de interesses entre atores nas organizações. No setor público, a adoção dos preceitos da governança corporativa foram considerados a partir do paradigma do New Public Management.
O levantamento tem caráter descritivo e análise tem natureza exploratória. O estudo consiste em levantamento de artigos nacionais e internacionais sobre avaliação da governança, publicados no período de 2006 a 2016, e identificação das características da produção científica segundo três dimensões - demográficas, metodológicas e teóricas. As buscas da produção científica foram realizadas entre os dias 13 e 05/05/2017 nos sites de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da base de dados Web of Science.
Os resultados do levantamento realizado no Periódico da Capes e na base Web of Science, após ajuste e refinamento metodológicos, permitiram identificar a lacuna de estudos teóricos e empíricos nacionais sobre a avaliação da governança no nível organizacional nos contextos de análise privado e público, mas especialmente o último, e sobre a análise do processo de maturidade da governança nas organizações.
As características metodológicas e teóricas identificadas nos estudos internacionais podem ser tomados como medida de análise para levantar reflexões acerca da carência de modelos organizacionais, do emprego de métodos exclusivamente quantitativos ou qualitativos na avaliação da governança organizacional e, principalmente, quando da análise da influência da governança nos serviços prestados por organizações públicas, à luz do valor público.
ANAO. (2014). Ararat, M., Black, B. S., & Yurtoglu, B. B. (2017). Benedicto, S. C. de, Guimarães Júnior, E. de S., Pereira, J. R., & Andrade, G. H. N. de. (2013). Bernardino, F. F. M., Peixoto, F. M., & Ferreira, R. D. N. (2014). Bresser-Pereira, L. C. (2001). Cavalcante, M. C. N., & Luca, M. M. M. (2013). CCorreia, L. F., Amaral, H. F., & Louvet, P. (2011). Cutting, B., & Kouzmin, A. (2001). Durisin, B., & Puzone, F. (2009). Edwards, M. (2000). Ferreira, R. R. (2014). Flórez-Parra, J. M., López-Pérez, M. V., & López-Hernández, A. M. (2014).