Resumo

Título do Artigo

Relação entre os atributos dos produtos, navegação na Web e compra por impulso de roupas na Internet: um estudo empírico com e-consumidores brasileiros
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Atributos do produto
Navegação utilitária e hedônica
Compra por impulso

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Consumo, Sociedade e Materialismo

Autores

Nome
1 - Andréia Lionço
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Campus de Cascavel
2 - Sandro Filgueiras
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Cascavel
3 - Marcio Nakayama Miura
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - PPGA - MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO
4 - Ivano Ribeiro
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Campus Cascavel

Reumo

Mesmo o Brasil ocupando o quinto lugar em número de usuários de Internet no mundo, as vendas realizadas por este canal representam apenas 5% do total. Entretanto, a receita bruta do comércio eletrônico no Brasil vem crescendo significativamente. A categoria moda e acessórios ocupa o 3º lugar em número de pedidos e o 6º no montante de pedidos. Na impossibilidade de contato físico e tátil com o produto as empresas de e-commerce procuram por soluções para levar o consumidor a comprar o produto.
Entender de que forma os atributos do produto, o estilo de navegação e a compra por impulso estão inter-relacionados para que as empresas de e-commerce possam adequar suas estratégias e aumentar suas vendas.
A fundamentação teórica foi dividida em três partes. A primeira tratou dos estilos de navegação utilitária e hedônica, enquanto que a segunda parte se ocupou da busca por atributos dos produtos na Internet, especificamente os atributos variedade de seleção, preço e atributos sensoriais. A última parte buscou referenciar a compra por impulso.
Os dados foram coletados através de um questionário disponibilizado na plataforma Formulários Google. Para a análise dos dados, 405 questionários válidos foram empregados e foram analisados pelo método estatístico de modelagem de equações estruturais, com o software SmartPLS 3.0.
Os resultados sugerem a influência dos atributos variedade de seleção e preço na navegação utilitária e hedônica, enquanto que atributos sensoriais não apresentaram influencia em nenhum dos estilos de navegação. Quanto à compra por impulso, os resultados sugerem uma relação positiva entre ela e a navegação hedônica e uma relação negativa com a navegação utilitária. O único atributo do produto que demonstrou sua influência na compra por impulso foi a variedade de seleção.
Tais resultados sugerem a necessidade de investimentos em tecnologia que permitam ao e-consumidor brasileiro uma melhor visualização dos atributos sensoriais para, assim, aumentar as compras por impulso na Internet, pois a falta de contato físico pode diminuir o estímulo experimentado pelo consumidor ao visualizar o produto.
A pesquisa foi desenvolvida com base no modelo proposto por Park et al. (2012), que estudaram a relação entre atributos do produto, navegação e compra por impulso em uma amostra de estudantes universitários. Park, E.J., Kim, E.Y., Funches, V.M., & Foxx, W. (2012). Apparel product attributes, web browsing, and e-impulse on shopping websites. Journal of Business Research, 65, 1583-1589.