Resumo

Título do Artigo

A Relação entre o Orçamento e o Desempenho nas Universidades Federais do Nordeste no período de 2005 a 2014
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Planejamento
Orçamento
Desempenho

Área

Administração Pública

Tema

Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

Autores

Nome
1 - ALEXANDRE RODRIGUES SANTOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - Diretoria Administrativa
2 - Heber Jose de Moura
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA

Reumo

As transformações sociais, econômicas, políticas e tecnológicas, ocorridas nos últimos anos, têm proporcionado um intercâmbio de informações sem precedentes, criando um ambiente organizacional dinâmico e complexo, onde se faz necessária a adoção de estratégias que proporcionem uma grande capacidade de adaptação à nova realidade. Logo, as mudanças ocorridas nas últimas décadas, em um contexto altamente competitivo e complexo, vêm exigindo cada vez mais das organizações (GOUVEA, 2007; LUSTRI, 2007
Assim, pretende-se responder à seguinte questão: após uma década de fortes investimentos para promover a expansão da educação superior no Brasil, é possível constatar relação entre o orçamento e o desempenho nas IFES do Nordeste, no período de 2005 a 2014? Tem-se o seguintes objetivos específicos: mensurar o desempenho alcançado entre os anos de 2005 a 2014; desempenho alcançado entre as instituições; e, verificar o grau de relação entre os indicadores orçamentários e o desempenho.
Com o avanço tecnológico surgido por meio do processo de globalização, permitiu-se um intercâmbio de conhecimento sem precedentes, tornando o modelo de administração pública praticado arcaico, oneroso e, principalmente, ineficiente. É nesse âmbito de mudanças e busca pela eficiência que surge o New Public Management (NGP), tido como resposta para um governo que necessita de planejamento com profissionalismo e eficiência.
Trata-se de um estudo sistemático e analítico, onde os procedimentos e técnicas metodológicas aplicados na pesquisa são apresentados de forma a promover melhor compreensão do estudo e clareza da análise de dados e dos resultados (COOPER; SCHINDER, 2005; KERLINGER, 1980), possibilitando a observação racional dos fatos e explicação dos acontecimentos (MARCONI, 2003).
Com o objetivo de melhor compreender o comportamento das variáveis e os resultados obtidos ao longo de dez anos de gestão, a análise descritiva por indicador permitiu comparar os resultados alcançados em função das médias grupais, enquadrando as IES acima ou abaixo dos desempenhos médios alcançados.
Finalmente, percebe-se que existe relação entre os indicadores orçamentários e os de gestão, sendo mais forte no caso do orçamento executado do que no da eficiência orçamentária, tanto na análise ano a ano, quanto considerando em todo o conjunto de dados referente aos dez anos.
AKYEL, N.; KORKUSUZPOLAT, T.; ARSLANKAYA, S. Strategic Planning In Institutions of Higher Education: A Case Study Of Sakarya University. 8th International Strategic Management Conference, Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 58, p. 66-72, 2012. DOI: 10.1016/j.sbspro.2012.09.979. ZHANG, A. Learning Strategic Planning from Australian and New Zealand University Experience. Chinese Education and Society, v. 47, n. 2, p. 43-55, mar. /apr. 2014. DOI: 10.2753/CED1061-1932470203.