Resumo

Título do Artigo

CAPACIDADES DINÂMICAS E ESTRATÉGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA INTERNACIONAL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

capacidades dinâmicas
estratégia
revisão sistemática da literatura

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Zélia Breithaupt Janssen
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - Curitiba
2 - Aline Fernanda Messias da Silva
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - Curitiba
3 - Heitor Takashi Kato
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - PPAD/Escola de Negócios

Reumo

Na área de estudos em administração estratégica, uma das abordagens que se destaca na explicação do sucesso organizacional, especialmente em ambientes dinâmicos, é a teoria das Capacidades Dinâmicas (CDs). Ta abordagem enfatiza a eficiência organizacional endógena, uma vez que teve sua origem na Visão Baseada em Recursos (VBR), mas por outro lado, surgiu como uma tentativa de superar suas limitações, buscando analisar as habilidades das organizações em explorar seus recursos e e competências.
Oque foi estudado na área de estratégia, considerando os estudos empíricos publicados na literatura internacional envolvendo a temática CDs, no período compreendido entre 1997 e 2015?
A ideia original de Teece (1997) evolui, com o propósito de especificar a natureza e os micro fundamentos das capacidades necessárias que sustentam o desempenho superior da empresa, num cenário de economia aberta com rápida inovação, fontes de invenção dispersas globalmente e capacidade de produção (TEECE, 2007). Assim, as CDs permitem às empresas criar, implantar e proteger os ativos intangíveis que suportam o desempenho superior do negócio a longo prazo.
O método utilizado nesse estudo foi a Revisão Sistemática da Literatura (RSL), a qual se caracteriza pela adoção de um processo científico replicável e transparente. A presente pesquisa utilizou como base as etapas propostas por Fink (2010) e Tranfield et al. (2003). Após a realização das buscas nas bases de dados Scopus e Web of Science, 264 artigos foram avaliados e aplicando-se os critérios de inclusão e exclusão, 39 foram selecionados para compor a amostra.
A primeira publicação ocorreu em 2001. Há um equilíbrio entre a quantidade de estudos qualitativos e quantitativos .Os autores mais citados nos artigos analisados são Teece, Pisano e Shuen (1997), Eisenhardt e Martin (2000). Classificou-se os artigos em seis eixos temáticos em função das características e foco de cada estudo: desempenho,inovação,recursos,diversificação,estrutura organizacional e relacionamento inter organizacional.
Existem diversas abordagens diferentes conversando a respeito das CDs (CAVUSGIL et al., 2007), deixando claro que esta área de estudo ainda se encontra em desenvolvimento. O processo de amadurecimento das CDs ficou evidente nessa RSL e conforme Teece et al. (1997) entendem, sendo considerados alguns destes temas ainda recentes para o campo estratégico, as CDs assumem abordagem emergente e com potencial de integração para entender as novas fontes da vantagem competitiva.
AUGIER; TEECE,, 2008. BARNEY,1991, 1986. BARRETO, Ilídio. , 2010 BOWMAN; AMBROSINI, 2003. EISENHARDT, 2000 FINK, 2013. HELFAT,2009. HELFAT; LIEBERMAN, 2002. PETERAF, A. 1993. RINDOVA; KOTHA, 2001. TEECE,D. J., 2007. TEECE; PISANO; SHUEN, 1997. TRANFIELD; DENYER; SMART, 2003. WINTER, 2003. ZAHRA; SAPIENZA; DAVIDSSON. 2006. ZOLLO; WINTER, 2002.