Resumo

Título do Artigo

A influência dos instrumentos de governança na qualidade das informações na rede de suprimentos: uma proposta teórica
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Rede de suprimentos
Qualidade das informações
Instrumentos de governança

Área

Operações

Tema

Logística e Cadeia de Suprimentos

Autores

Nome
1 - Anselmo de Oliveira Souza
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Indianópolis
2 - Marcio Cardoso Machado
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Indianópolis
3 - Mara Cristina Cardoso de Oliveira
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Indianópolis

Reumo

Nas redes de suprimentos circulam produtos, serviços e sobretudo informações que fluem nos dois sentidos tanto à montante como à jusante da rede, sendo que a qualidade das informações, neste caso, é um dos fatores fundamentais para que se consiga melhorar o processo de tomada de decisão. Para gerir de forma efetiva a qualidade das informações em uma rede de suprimentos é necessário que esta adote uma estrutura de governança eficiente que compreenda instrumentos formais e informais de governança.
Problema de pesquisa: Como os instrumentos de governança podem influenciar a qualidade das informações na rede de suprimentos? O objetivo deste artigo é, a partir da revisão da literatura, elaborar proposições teóricas para a construção de uma estrutura que represente a influência dos instrumentos de governança na qualidade das informações na rede de suprimentos.
A fundamentação teórica foi realizada a partir de uma revisão bibliográfica sobre: a teoria das redes de suprimentos, em que foi apresentado um processo conceitual evolutivo; a teoria da qualidade e gestão das informações em redes de suprimentos, apresentando os atributos de qualidade bem como a importância das informações na rede de suprimentos; e da teoria da governança em redes de suprimentos compreendendo instrumentos formais e informais de governança.
Foi utilizado o processo de construção teórica, a partir do qual foram elaboradas três proposições teóricas que foram apresentadas e dispostas em um modelo teórico que ilustra a operacionalização dessas proposições sugerindo a relação existente entre os instrumentos de governança e sua influência na qualidade das informações na rede de suprimentos.
Os resultados sugerem que de forma isolada ou combinada, os instrumentos formais ou informais de governança influenciam a qualidade das informações na rede de suprimentos, sendo que esta influência dependerá dos fatores contingenciais exógenos à rede bem como de seu contexto específico.
Conclui-se que instrumentos formais de governança podem ter influência positiva ou negativa na qualidade das informações na rede de suprimentos; que instrumentos informais de governança podem ter influência positiva na qualidade das informações na rede de suprimentos; e que a combinação de instrumentos formais e informais de governança podem ter influência positiva na qualidade das informações na rede de suprimentos, dependendo dos instrumentos formais adotados.
ALVAREZ, G.; PILBEAM, C.; WILDING, R. Sustainable quality program: an investigation into the governance dynamics in a multi-stakeholder supply chain network. Supply Chain Management: An International Journal, v. 15, n. 2, p. 165-182, 2010. LAMBERT, D. M.; COOPER, M. C. Issues in supply chain management. Industrial marketing management, v. 29, n. 1, p. 65-83, 2000. LEE, Y. W. et al. AIMQ: a methodology for information quality assessment. Information & management, v. 40, n. 2, p. 133-146, 2002.