Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO EM PRODUTOS PARA A BASE DA PIRÂMIDE: EVIDÊNCIAS NO CONTEXTO BRASILEIRO
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Palavras Chave

Inovação para a Base da Pirâmide
Estratégias de Inovação
Processo de Inovação

Área

Gestão da Inovação

Tema

Inovação Sustentável e Impacto Social

Autores

Nome
1 - Katarina Chaves Lacerda
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB) - Guarabira
2 - ANDRÉ GUSTAVO CARVALHO MACHADO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PPGA/MPGOA

Reumo

Com os mercados cada vez mais saturados, as empresas começaram a reconhecer e explorar oportunidades na base da pirâmide. Especificamente no contexto brasileiro, a base da pirâmide é composta por 66% da população do país e está presente em todos os estados. Como se trata de um mercado com características e necessidades específicas, para inovar e atender aos seus consumidores é necessário que as empresas estabeleçam estratégias de inovação propícias a alcançar sucesso neste mercado.
O problema de pesquisa foi delineado da seguinte forma: como têm sido desenvolvidas inovações em produtos para a base da pirâmide no contexto brasileiro? O objetivo central desse artigo é analisar como têm sido desenvolvidas inovações em produtos para a base da pirâmide no contexto brasileiro. Especificamente, foram demandados esforços no sentido de caracterizar as inovações, as estratégias de inovação e o processo de desenvolvimento de novos produtos para atender à base da pirâmide.
A inovação consiste em um processo sistemático e contínuo, elemento central da renovação do núcleo de qualquer organização (BESSANT, 2003). A estratégia de inovação está relacionada com a escolha sobre o caminho da inovação (CHEN; YUAN, 2007). Uma estratégia de inovação é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de produtos, cujo processo se fundamenta em algumas etapas, que podem ser executadas de forma sequencial (BOOZ; ALLEN; HAMILTON, 1982) ou sobrepostas (CRAWFORD; BENEDETTO, 2010).
Foi adotada a estratégia de estudo de casos múltiplos em três empresas de diferentes setores. Entrevistas semiestruturadas e observação direta foram as principais técnicas adotadas para a coleta de dados. A análise dos dados foi executada nas seguintes etapas: pré-análise (leitura e releitura das informações coletadas, inclusão das percepções oriundas da observação e dos dados referentes às fontes secundárias), confirmação; categorização, análise individual; e analise cruzada.
Evidenciou-se que as empresas pesquisadas utilizam o modelo sequencial de estruturação e gerenciamento do desenvolvimento de novos produtos; as inovações direcionadas para a base da pirâmide brasileira são disruptivas de novo mercado; as empresas utilizam múltiplas estratégias de inovação para implementar inovações no mercado brasileiro da base da pirâmide; e as estratégias de inovação que mais predominaram nas três empresas foram as baseada no mercado e exploitative.
Os resultados desse estudo contribuem para ampliar o entendimento sobre os tipos, dimensões e características tanto das inovações quanto das estratégias de inovações empreendidas para atender ao mercado consumidor da baixa renda no contexto brasileiro. Além disso, as evidências avançam na compreensão do uso combinado de múltiplas estratégias de inovação por uma mesma empresa e no modelo adotado pelas empresas nacionais para o desenvolvimento de novos produtos para a base da pirâmide.
BOOZ; ALLEN; HAMILTON INC. New Products Management for the 1980s. New York: Booz, Allen and Hamilton, 1982. LONDON, T.; HART, S. L. Reinventing strategies for emerging markets: beyond the transnational model. Journal of International Business Studies, v. 35, n. 5, p. 350-370, Sep 2004. PRAHALAD, C. K. Bottom of the Pyramid as a Source of Breakthrough Innovations. Journal of Production and Innovation Management, n.29, v.1, p. 6–12, 2012.