Resumo

Título do Artigo

ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO EM ADMINISTRAÇÃO: APROXIMANDO TEORIA E PRÁTICA?
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Estágio supervisionado.
orientação de estágio
Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Sheila Patrícia Ramos Beckhauser
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Campus 1
2 - Júlio Cesar Lopes de Souza
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)
3 - Maria José Carvalho de Souza Domingues
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Administração
4 - IARA REGINA DOS SANTOS PARISOTTO
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração

Reumo

Teoria e prática estão diretamente relacionadas, não podendo ser tratadas de forma justaposta ou mesmo dissociada (MARSDEN; TOWNLEY, 2012; PICONEZ et al, 1991). O Estágio supervisionado dentro do processo de ensino aprendizagem proporciona a vivência teórico-prática-crítica. O estudante pode ver a organização por diferentes ângulos, podendo expressar sua percepção crítica acerca da realidade vivenciada (MURARI; HELAL, 2009).
O objetivo do estudo é investigar o processo de orientação de estágio na perspectiva de professores e estudantes em um Curso de Administração de uma universidade catarinense. O estudo é relevante, pois, procura levantar as principais questões relacionadas ao processo de orientação em dois modelos de Estágio supervisionado, tanto do ponto de vista do estudante quando do professor orientador.
Os Estágios são considerados como uma forma de complementar o ensino e aprendizagem e devem ser planejados, executados, acompanhados e avaliados. Proporcionam ao aluno oportunidade para refletir, sistematizar e testar conhecimentos teóricos. O Estágio proporciona a possibilidade aprofundamento dos conhecimentos e habilidades na área de interesse do estudante, do qual poderá contribuir em melhorar práticas organizacionais na organização pesquisada (ROESCH, 1999).
Realizou-se uma pesquisa exploratória e descritiva conduzida sob a abordagem mista, qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário elaborado com perguntas abertas e fechadas e aplicado em 2015. A população da pesquisa envolve docentes e discentes do curso de Administração da disciplina Estágio Supervisionado em dois modelos: monografia e relatório de estágio. A amostra foi composta por 299 estudantes e 20 professores envolvidos na orientação da atividade.
Entre os resultados encontrados constata-se que os estudantes realizam o trabalho de estágio, em grande parte, em casa e nos finais de semana. Os professores destacaram dificuldades quanto ao conhecimento das normas técnicas, revisão da literatura e interpretação de texto dos alunos. Os estudantes relataram que a orientação, em alguns casos, ocorre fora da área de conhecimento do professor e que o mesmo se limita a tirar dúvidas, não acompanhando efetivamente a realização do trabalho.
Conclui-se com este estudo que apesar de os estudantes considerarem o seu desempenho no trabalho e a orientação dos professores entre bom e ótimo, há muito ainda para ser melhorado, tanto por parte do estudante quanto do professor.
MARSDEN, Richard; TOWNLEY, Barbara. A coruja de Minerva: reflexões sobre a teoria na prática. In: CLEGG, Stewart R.; HARDY, Cynthia; NORD, Walter R. Nord. (orgs.) Handbook de estudos organizacionais. São Paulo: Atlas, 2012. ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. São Paulo: Atlas, 1999.