Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE COMPARATIVA NOS ASPECTOS AVALIATIVOS DO SINAES: UNIPAMPA VERSUS OUTRAS UNIVERSIDADES FEDERAIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Indicadores da qualidade da educação superior.
Desempenho discente.
Percepção do corpo discente.

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - KALU SORAIA SCHWAAB
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - CAMPUS DOM PEDRITO
2 - Paulo Sergio Ceretta
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - adm

Reumo

No contexto de uma sociedade global cada vez mais dependente do conhecimento, a relevância da qualidade do ensino é extrema diante da competitividade e da necessidade de difusão de conhecimento. Nas últimas décadas tem ocorrido a expansão da demanda por educação superior, conduzindo à criação de novas instituições em muitos países. A atual expansão da educação superior brasileira é uma complexa configuração a ser estudada. Neste contexto surgiu a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).
Considerando a expansão do ensino superior brasileiro, o cenário em que as Instituições de Ensino Superior (IES) estão inseridas e a importância do corpo discente para as IES, o presente estudo objetivou verificar se há diferenças nas avaliações dos discentes da UNIPAMPA, e nas percepções destes, sobre a sua instituição, comparativamente às outras Universidades Federais brasileiras.
A fundamentação teórica do estudo abrange basicamente três tópicos: de forma breve a expansão do ensino superior à nível nacional e mundial; os indicadores de qualidade oficiais da educação superior brasileira; e alguns estudos sobre desempenho de estudantes e indicadores.
A pesquisa, quanto à finalidade, é uma pesquisa aplicada, quanto a natureza, considera-se como quantitativa. Para a realização do estudo procedeu-se a aplicação dos Testes t de Student, para amostras independentes, e teste de Mann Whitney nos dados referentes ao exame Enade 2013. Selecionaram-se, para o estudo, os três cursos da UNIPAMPA com maior número de alunos participantes constantes na base de dados: Farmácia, Fisioterapia e Serviço Social.
Os principais resultados encontrados são referentes à diferenças no desempenho nas notas brutas no componente específico dos estudantes dos cursos de Farmácia e Fisioterapia da UNIPAMPA. Algumas variáveis das avaliações das condições do processo formativo (organização didático-pedagógica, infraestrutura e instalações físicas, e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional) apresentaram também diferença significativa para os três cursos analisados.
Diante das constatações, uma das sugestões aos gestores e coordenadores de curso foi a revisão dos projetos político pedagógicos dos cursos, bem como, dos conteúdos dos planos de ensino das disciplinas e a realização de um trabalho de sensibilização e de conscientização tanto de alunos quanto de professores para o processo avaliativo do ENADE, pois pode haver falta de informação sobre a importância deste exame. (SILVEIRA, CAMARGO, MIRANDA e OLIVEIRA, 2014; RIOS, SCHWAAB e COSTA, 2015).
RIOS, R.; SCHWAAB, K. S.; COSTA, V. M. F. Ações relacionadas ao Enade: um estudo de caso em uma instituição federal de ensino superior do sul do Brasil. In: 4º Fórum Internacional Ecoinovar, 4., Santa Maria, Anais… Santa Maria: ECOINOVAR, 2015. SILVEIRA, C.; CAMARGO, C.; MIRANDA, G. J.; OLIVEIRA, M. F. Fatores que afetam o desempenho no Enade em IES da cidade de Uberlândia – MG: um estudo multicasos. In: VIII Congresso ANPCONT, 8., 2014, Rio de Janeiro, Anais... Rio de Janeiro: ANPCONT, 2014.