Resumo

Título do Artigo

A IMPORTÂNCIA DO “OUTRO” NAS ORGANIZAÇÕES NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS CAUSADOS POR ACIDENTES AMBIENTAIS SOB A ÓTICA DA HOSPITALIDADE
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Palavras Chave

Hospitalidade
Hospitalidade comercial
Acidentes Ambientais

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Hospitalidade na Competitividade em Serviços

Autores

Nome
1 - Vanuza Bastos Rodrigues
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Unidade 5
2 - Elizabeth Kyoko Wada
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - PPG em Hospitalidade
3 - Ricardo de Gil Torres
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Programa de Pos Graduacao em Hospitalidade
4 - Beatriz Godini Chueco
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olimpia
5 - Juliana Rossi Ottero
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Unidade 5

Reumo

Este artigo, sob a ótica da hospitalidade, faz uma análise de cinco grandes acidentes ambientais provocadas por erros ou falhas no processo produtivo de grandes empresas em território brasileiro
Houve ações em que a hospitalidade conduziu as relações entre as empresas causadoras dos acidentes ambientais e aqueles que se sentiram prejudicados? Por objetivos procurou-se analisar as ações hospitaleiras nas relações entre as empresas causadoras dos acidentes ambientais e aqueles que se sentiram prejudicados; identificar elementos de hostilidade nas ações com os atingidos; verificar quais empresas ofereceram suporte às vítimas e aos locais afetados após o acidente ambiental
Para Lugosi (2008), hospitalidade vai mais além do que alojar, fornecer alimento e bebida e entreter. Para o autor, ela fundamenta-se na relação humana, na troca de experiências, no contato e no convívio social. Na concepção de Lashley (2004), a hospitalidade está no relacionamento estabelecido entre anfitrião e hóspede permeada pela generosidade, e pela verdadeira intenção agradar e, principalmente, no reconhecendo do hóspede como indivíduo.
Este artigo, investigou-se cinco acidentes de grandes proporções em território brasileiro para verificar como a hospitalidade fez parte no processo de acolhimento dos atingidos por parte das empresas responsáveis. Foram analisados reportagens publicadas em jornais eletrônicos que trouxeram informações atuais dos lugares e das pessoas que tiveram suas vidas afetadas pelos acidentes. Utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo Bardin (1977) para tratamento dos dados.
Os resultados obtidos demonstraram que, em acidentes mais recentes, a hospitalidade esta sendo um elo importante nas relações entre as partes envolvidas para a solução dos danos e das perdas das pessoas e recuperação das áreas afetadas.
Considerou-se que o problema deste artigo foi respondido, visto que foi possível identificar ações em que a hospitalidade conduziu as relações entre as empresas causadoras dos acidentes ambientais e aqueles que se sentiram prejudicados. A preocupação com ações hospitaleiras nestas questões ganharam mais espaço na atualidade. O que antes era desconsiderado hoje passa a ser elemento com direito a monitoramento com o objetivo de angariar apoio por meio de relações mais sustentáveis.
LASHLEY, C. Para um entendimento teórico. In: LASHLEY, C.; MORRISON, A. (ed.). Em busca da hospitalidade: perspectivas para um mundo globalizado. São Paulo: Manole, 2004. LOVELOCK, C.; WRIGHT, L. Serviços, marketing, gestão. São Paulo: Saraiva, 2005. LUGOSI, P. Hospitality spaces, hospitable moments: consumer encounters and affective experiences in commercial settings. Journal of Foodservice, v. 19, n. 2, p. 139-149, 2008. REASON, J. Human error: models and management, BMJ, v. 32, p.768-70, 2000