Resumo

Título do Artigo

Fusões e Aquisições (F&A): um estudo Bibliométrico no período de 1994 a 2014
Abrir Arquivo

Palavras Chave

fusões e aquisições
Bibliometria
Rede Social

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Corporativa e de Stakeholders

Autores

Nome
1 - Beatriz de Souza Bernardino
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL-MG) - Campus Varginha
2 - Gabriel Rodrigo Gomes Pessanha
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Programa de Pós Graduação em Administração
3 - João Estevão Barbosa Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL-MG) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

As empresas buscam adotar estratégias empresariais para crescer e desenvolver-se, buscando mais eficiência, lucratividade e criação de valor. Assim, as F&A apresentam-se como estratégia recorrente no ambiente empresarial. Os processos de F&A têm crescido significativamente como os estudos acadêmicos nessa área. Segundo Pessanha (2010), o movimento de F&A encontra-se em crescimento no cenário mundial. Segundo os dados da KPMG (2015), no Brasil, entre 1994 e 2014, ocorreram 9821 processos de F&A.
Dada a evolução das operações de fusões e aquisições, torna-se importante estudar e avaliar a produção acadêmica desenvolvida acerca da temática. Sendo assim, o problema de pesquisa abordado por esta pesquisa é: Qual o estado da arte da produção acadêmica envolvendo a temática fusões e aquisições? Para tanto, o objetivo principal do trabalho é estudar e apresentar as principais características da produção acadêmica acerca do tema fusões e aquisições no período de 1994 a 2014.
Segundo Triches (1996), a fusão é o método pelo qual uma ou mais empresas se unem para formar uma nova firma, algumas vezes com novo nome e que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações, segundo a proporção dos bens patrimoniais reunidos ou fundidos, tendo como objetivo intensificar a técnica de produção, de comercialização e de influência sobre o mercado consumidor. A aquisição ocorre quando uma empresa ou investidores adquirem o patrimônio ou controle das ações de outra empresa.
Por meio da bibliometria foram analisados 151 artigos publicados em anais e em periódicos. Nos artigos selecionados, foram investigados os seguintes aspectos: total de artigos publicados e fonte da publicação; produção científica por IES; autoria; números de autores/artigo; principais áreas/subáreas abordadas; principais setores abordados; impacto e tipo de pesquisa. Na análise de rede social observa-se a pulverização no campo estudado tanto entre pesquisadores nacionais quanto internacionais.
A pesquisa bibliométrica identificou que o número total de artigos em periódicos nacionais foi 52, em periódicos internacionais foi 68 e em anais foi 31; as instituições que tiveram maior participação em termos de filiação acadêmica dos autores foram: UFMG, USP, FGV e University of California; entre os autores que publicaram na área 16 foram destacados, etc..Na análise de rede social observa-se a pulverização no campo estudado, tal constatação pode ser confirmada pela baixa densidade encontrada.
Por fim, percebe-se que a produção acadêmica sobre fusões e aquisições tem evoluído na literatura nacional e internacional. Sendo assim, perante a complexidade do tema e além das sugestões de pesquisas já mencionadas, este trabalho serve como elemento de interação com outras análises e pesquisas acerca do processo de F&A.
KPMG Corporate Finance. Pesquisa de Fusões e Aquisições 2015 - 1º semestre.2015. PESSANHA, G. R. G., CALEGÁRIO, C.L.L.Impactos das estratégias de fusão e aquisição na rentabilidade dos bancos adquirentes: uma aplicação dos modelos de intervenção no setor bancário brasileiro. Rev. Administração da Mackenzie, São Paulo, 2012. TRICHES, D. Fusões, aquisições e outras formas de associação entre empresas no Brasil. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, v. 31, n. 1, 1996.