Resumo

Título do Artigo

APRENDIZAGEM EM NEGÓCIOS SOCIAIS: UM LEVANTAMENTO SOB A PERSPECTIVA DO PÚBLICO INTERNO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Negócios Sociais
Aprendizagem Organizacional
Gestão de Pessoas

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - Kary Louise Visoto
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - São Paulo - Butantã
2 - Graziella Maria Comini
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração
3 - Talita Rosolen
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração

Reumo

Os Negócios Sociais são organizações que utilizam mecanismos de mercado, mas possuem como objetivo principal a promoção de soluções para problemas que afetam as populações menos favorecidas da sociedade. Para a consolidação dessas organizações, é relevante entender as possibilidades de aprendizagem e como esse processo acontece, uma vez que o sucesso de uma organização no alcance de seus objetivos é influenciado pela oportunidade que os indivíduos têm de aprenderem e aplicarem seus aprendizados.
Este artigo tem como objetivo investigar quais são as principais expectativas e possibilidades de aprendizagem organizacional em Negócios Sociais sob a perspectiva dos funcionários. A fim de caracterizar os processos de aprendizagem em negócios sociais de maneira mais prática, são exploradas as características da aprendizagem em diferentes níveis: individual, coletivo e organizacional, exemplificando atividades formais e informais que permitem que o processo de aprendizagem aconteça.
Negócios Sociais (BORZAGA; GALERA; DEPREDI, 2012; COMINI; BARKI; AGUIAR, 2012; IIZUKA; VARELA; LARROUDÉ, 2015; KERLIN, 2006; PRAHALAD; HART, 2002); Aprendizagem organizacional sob diferentes perspectivas (ANTONELLO, 2010; ANTONELLO, 2011; CAMILLIS, 2011; COSTA, 2011; CUNNINGHAM; ILES, 2002; EASTERBY-SMITH; BURGOYNE; ARAUJO, 2001; JENNINGS; WARGNIER, 2011; KOLB, 1984).
Optou-se pela metodologia quantitativa, utilizando uma survey com profissionais que atuam nessas organizações. O questionário procurou entender a percepção dos profissionais acerca da aprendizagem em quatro dimensões: Individual, Organizacional, Coletivo e Liderança. Para a análise dos dados foram utilizados métodos estatísticos baseando-se em análise descritiva unidimensional.
Os resultados demonstraram a importância da atuação da organização nos processos de aprendizagem, sendo esta a dimensão que mais se destacou. As dimensões Coletivo e Liderança mostraram também altos níveis de concordância, evidenciando características culturais de negócios sociais, inseridos em um ambiente de cooperação e com valores fortemente ligados à liderança. Já a dimensão Individual apresentou mais divergência entre os respondentes, decorrente da diversidade de respondentes.
Denota-se a importância de se estruturar a área de gestão de pessoas em negócios sociais para que possam olhar para seu público interno com mais atenção, de modo a atuarem não só como um agente de impacto positivo para a sociedade, mas também como propulsores no desenvolvimento de pessoas e profissionais. Para que os negócios sociais sejam sustentáveis no longo prazo, mais do que resultados financeiros e impacto para a sociedade, sugere-se um olhar mais cuidadoso para seus indivíduos.
COSTA, L. A. Ambiente organizacional e sua influência no processo de aprendizagem dos indivíduos. In: ANTONELLO, C; GODOY, A. Aprendizagem Organizacional no Brasil. São Paulo, Ed. Bookman, 2011. BORZAGA, C.; GALERA, G; DEPREDI, S. Interpreting Social Enterprises. RAUSP-Revista de Administração da Universidade de São Paulo, 47 (3), p. 398-409, São Paulo, São Paulo, 2012.