Resumo

Título do Artigo

ESTUDO DE PUBLICAÇÕES SOBRE A IMIGRAÇÃO CHINESA NO BRASIL E SUA ATUAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA BRASILEIRO (2010-2015)
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Palavras Chave

China
Comércio Varejista
Imigração

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Genero, Diversidade e Inclusão nas Organizações

Autores

Nome
1 - Taiz Vieira Alfaya Pinheiro
FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA DE FEIRA DE SANTANA (FAT) - Feira de Santana
2 - MONICA DE AGUIAR MAC-ALLISTER DA SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de Administração/NPGA

Reumo

O estudo proposto nesse artigo surge no debate sobre diversidade cultural e étnica, tema delimitado sem abordar as relações raciais. É a presença, no comércio varejista brasileiro, de imigrantes chineses, que se constitui aqui como problema. Esse problema está situado: no tempo presente, mas sua construção remonta ao passado; e na totalidade do espaço brasileiro, sendo que a concentração de chineses começou na região sudeste e mais recentemente se expande nas regiões centro-oeste e nordeste.
Problema: qual a contribuição do campo da administração no Brasil para se compreender a atuação de imigrantes chineses no comércio varejista brasileiro? Obj Geral: investigar as publicações no campo da administração no Brasil, isto no período de 2010 a 2015 que versem sobre a imigração chinesa no Brasil e sua atuação no comércio varejista brasileiro. Específicos: identificar às referidas publicações por meio de pesquisa bibliográfica; e analisar quantitativa e qualitativamente essas publicações.
O tecido social brasileiro foi marcado em seus primórdios pelo encontro de três grupos étnicos distintos: o branco, o negro e o índio, posteriormente, os imigrantes, inclusive os chineses passaram a ocupar o Brasil, e particularmente o comércio varejista. Um dos elementos mais fortes para a permanência dos imigrantes no Brasil é o guanxi. E o principio da Alteridade é uma marca da presença chinesa no comércio varejista brasileiro.
Para cumprir o referido objetivo realiza-se uma pesquisa bibliográfica estruturada em três etapas: primeira, de levantamento das publicações no período de 2010 a 2015 no campo de administração no Brasil; segunda, de seleção das publicações levantadas para identificação das publicações relevantes; terceira, de análise das publicações identificadas como relevantes. Para levantamento das publicações foram definidas palavras-chaves e fontes bibliográficas.
Os dados indicaram que a região Nordeste lidera o número de publicações na área no período pesquisado, o que pode indicar a formação de uma diáspora chinesa no nordeste ainda que haja alta concentração destes estudos no Estado de São Paulo. Uma hipótese que pode justificar esta alta concentração é que o Estado de São Paulo foi o principal portão de acesso dos imigrantes. Os dados revelaram que o principal lócus de trabalho dos chineses no Brasil está no comércio.
Ao fim do estudo foi possível identificar duas lacunas. A primeira é a ausência de publicações na divisão dos Estudos Organizacionais sobre a ocupação chinesa no comércio varejista no Nordeste, em especial no estado da Bahia. Outra lacuna que o estudo indica é ausência de estudos dentro da área de Administração sobre a presença dos chineses em centros de comércio varejistas. Para preencher lacunas teóricas como essas se faz necessário desenvolver abordagens e realizar estudos empíricos.
*PINHEIRO-MACHADO, Rosana. Made in China: Produção e Circulação de Mercadorias no Circuito China-Paraguai-Brasil. 2008. 332 f. Tese (Doutorado) - Curso de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Ufrgs, Porto Alegre, 2008. Cap. 5. *SHENG, Hsia Hua. Modelos de Financiamento Baseados em Relações Pessoais: Experiência de Empreendedores Chineses no Brasil. RAC, Curitiba, v. 12, n. 3, p 741-761, jul./set. 2010.