Resumo

Título do Artigo

Marx e os Marxistas, Chayanov e os Brasileiros – um esforço exploratório das interpretações do campo brasileiro
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Agrarismo
Reforma Agrária
Campesinato

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Economia de Empresas

Autores

Nome
1 - Yasser Hassan Saleh
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - PPGA

Reumo

A influencia do pensamento marxista no Brasil é vasta e teve conseqüências em vários campos de pesquisa. Contudo, o estudo do campo e da formação nacional compreendeu especificidades nesse processo. Isso dado torna-se então necessário apresentar as diversas interpretações marxistas do período desde sua vida até os clássicos da geração que viveu a revolução russa. O agrarismo brasileiro se deveu a reinterpretações de teses apresentadas aqui em diversas áreas de conhecimento.
As alterações recentes do campo colocam em cheque as interpretações clássicas dos marxistas. Assim, coloca-se o problema da sua reinterpretação do ponto de vista da intervenção pelos estudos organizacionais no sentido de uma intervenção. Quais as direções dessa reinterpretação dadas as críticas feitas pela tradição chayanoviana?
Trata-se de uma retomada dos autores do marxismo e dos autores da tradição chayanoviana dentro do campo da economia agrícola e da perspetiva doméstica da atuação econômica dos agentes sociais.
O método é a exploração bibliográfica dos autores centrais do tema, a exposição de suas teses e a relação com a necessidade da compreensão das interpretações no campo.
O agrarismo de inspiração marxista que inspira a argumentação de grande parte dos defensores da reforma agrária e de sua viabilidade econômica para pequenos produtores pode estar superado. Porém, é necessária uma teorização capaz de corresponder à interpretação da realidade econômica de produtores menores, assim, nesse sentido, a tradição chayanoviana.
A tradição chayanoviana é a alternativa teórica e metodológica para os estudos de economia agrícola que tenham como preocupação o desempenho economico dos agentes.
Chayanov, A. V. (2014). A Teoria dos Sistemas Não-Capitalistas. In H. M. de Carvalho (Ed.), Chayanov e o Campesinato (1a ed.). São Paulo: Editora Expressão Popular. Marx, K. (2011). A Guerra Civil na França (1a ed.). São Paulo: Boitempo Editorial. Tepicht, J. (1973). Marxisme ete Agriculture: le Paysan Polonais. Paris: Armand Colin. Woortmann, E. F. (1995). Herdeiros, Parentes e Compadres. Brasília: Editora HUCITEC.