Resumo

Título do Artigo

POTENCIAL DISRUPTIVO DOS MOOCS: UMA ANÁLISE NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
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Palavras Chave

Inovação disruptiva
MOOC
Ensino Superior

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Inovações em TIC e Negócios Digitais

Autores

Nome
1 - Valéria Feitosa de Moura
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA
2 - Cesar Alexandre de Souza
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Faculdade de Economia, Adinistração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP

Reumo

As IES são um importante indicador dos recursos de conhecimento de uma nação, mas enfrentam muitos desafios. Nesse cenário, a educação a distância e aprendizagem online são mencionadas como opções para o modelo tradicional de aprendizagem e, no atual debate sobre o tema, a discussão sobre os MOOCs tem ganhado destaque. Grande parte da discussão está focada na distinção entre cMOOCs e xMOOCs, na demografia dos usuários, nos desafios para esses cursos e em seus impactos no ensino superior.
Apesar de aparente consenso na literatura sobre o impacto dos MOOCs no ensino superior, parece haver divergência com relação a natureza desse impacto. Dessa forma, o objetivo deste artigo é avaliar o potencial disruptivo dos MOOCs para o modelo de negócio de instituições de ensino superior (IES) brasileiras privadas e com fins lucrativos, identificar as características das IES brasileiras que estão oferecendo MOOCs e quais são as características e áreas temáticas dos MOOCs oferecidos por elas.
A inovação disruptiva coloca no mercado produtos e serviços que possuem menor desempenho e menor custo do que os fornecidos pelas empresas tradicionais atingindo os não-consumidores. Com o passar do tempo esses produtos melhoram de qualidade tranformando um setor. Modelo de negócios é representaod pelo valor que a empresa oferece aos seus clientes, a forma como a infraestrutura da empresa permite a criação, comercialização e entrega desse valor e as consequências financeiras dessas atividades.
Para atender aos objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa quantitativa e exploratória. Para o levantamento dos dados foram identificadas as plataformas que oferecem MOOCs a partir da revisão da literatura. Concluída a etapa anterior, foram realizadas buscas nos sites das plataformas identificadas realizando os filtros necessários para extração de dados referentes aos cursos ofertados por instituições de ensino superior brasileiras.
As IES privadas com fins lucrativos não estão disponibilizandos MOOCs e que a maioria desses cursos são ofertados pelas IES brasileiras de elite, o que sugere que os MOOCs têm potencial para oferecer qualidade superior, impactando diretamente no valor oferecido aos clientes. Os MOOCs favorecem a participação de não-consumidores do ensino superior, pois, 80,3% dos cursos não solicitam pré-requisitos, 97,2% são lecionados no idioma português e 93% possibilitam acesso gratuito ao material.
Os resultados demonstram que os MOOCs são, essencialmente, oferecidos por IES públicas e privadas sem fins lucrativos que disponibilizam acesso ao material gratuitamente. A maioria dos cursos não exige pré-requisitos, é lecionada no idioma português e concentra-se em algumas áreas do conhecimento. Mais da metade dos cursos permite inscrições imediatas e não oferece certificação. Os MOOCs possuem características com potencial disruptivo, no entanto, é necessário que superem alguns desafios.
Christensen, C. M. (1997). The Innovator’s Dilemma. Boston: Harvard Business School Press. / Christensen, C. M., Horn, M. B., & Johnson, C. W. (2008). Disrupting class: How disruptive innovation will change the way the world learns (Vol. 98). New York, NY: McGraw-Hill. / Kalman, Y. M. (2016). Cutting through the hype: evaluating the innovative potential of new educational technologies through business model analysis. Open Learning: The Journal of Open, Distance and E-Learning, 31(1), 64–75.