Resumo

Título do Artigo

Estratégia como prática em decisões de RH: um caso em serviço de saúde
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Educação em saúde
Processo decisório
Estratégia como prática

Área

Operações

Tema

Gestão de Operações em Serviços

Autores

Nome
1 - Natalia Yuri Eiro
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA
2 - Helder de Souza Aguiar
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - PPGA- Administração
3 - Abraham Sin Oih Yu
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração

Reumo

A área de RH enfrenta o desafio de alinhar suas políticas às estratégias organizacionais. É imprescindível a integração de RH com a equipe operacional com foco em criar competências individuais e capacidades organizacionais que sustentem as estratégias das instituições. O processo estratégico para decidir entre a melhor forma de capacitação e o tempo desse processo é um grande desafio e, se tratando de serviços de saúde, essa decisão é mais tênue por envolver a segurança do paciente/cliente.
O objetivo desta pesquisa é analisar as alternativas na tomada de decisão dos gestores da área de educação/treinamento de uma empresa de serviço de medicina diagnóstica quanto às opções de capacitação da equipe operacional. Essa equipe representa aproximadamente 70% dos funcionários da empresa em questão e são os profissionais que estão na linha de frente da operação.
A fundamentação teórica deste trabalho baseia-se nos conceitos de processo decisório, estratégias de recursos humanos focado na área-chave de treinamento e desenvolvimento e a avaliação de necessidades de treinamento. Além de propor um olhar descritivo da estratégia como prática.
Esta pesquisa científica tem uma abordagem teórico-conceitual, é um estudo decorrente de dados primários e secundários extraídos de um setor institucional de treinamento e desenvolvimento de pessoas um serviço de saúde, especializado em medicina diagnóstica e análise da literatura, resultando em um levantamento de uma série de pontos relevantes para o planejamento e condução de um estudo de caso único. Para esse caso foi realizada uma pesquisa bibliográfica.
Para a primeira parte da análise foram levantados os seguintes pontos: decisões, incertezas e objetivos do caso. Diante deste cenário, esquematizou-se o diagrama de influência para os treinamentos de formação/admissional dos colaboradores novos. Como delimitações do estudo foram escolhidas as decisões dos níveis tático e operacional e gerou-se sete alternativas. Conforme essas alternativas foram descritas as possíveis classificações dos domínios estratégicos institucional e ação prática.
Este estudo de caso possibilitou inferir que a construção das alternativas para definição da estratégia de treinamento é dependente de incertezas quantitativas e qualitativas, o que dificulta a decisão deste serviço. Convergente com a literatura revisada percebeu-se que a parte prática da capacitação tem influência direta na qualidade dos colaboradores atuantes na rotina e resultados operacionais. Além disso, as melhores alternativas permeiam os domínios institucional e da ação prática.
ANCA-IOANA, M. et al. New Approaches Of The Concepts Of Human Resources, Human Resource Management And Strategic Human Resource Management. Annals of Faculty of Economics, v. 1, n. 1, p. 1520-1525, 2013. BAZERMAN, M.; MOORE, D. Processo decisório. 7ª Edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. JARZABKOWSKI, P. WHITTINGTON, R. A Strategy-as-Practice Approach to Strategy Research and Education. Journal of Management Inquiry, v.17 n.4, p.282-286, 2008.