Resumo

Título do Artigo

COMPORTAMENTO DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL: SUA INTERAÇÃO COM OS VALORES ORGANIZACIONAIS E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO
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Palavras Chave

Comportamento de cidadania organizacional
Valores organizacionais
Satisfação no trabalho

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - Vívian Flores Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Centro de Ciências Sociais e Humanas
2 - VANIA DE FATIMA BARROS ESTIVALETE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Departamento de Ciências Administrativas
3 - Taís de Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Administração
4 - Jefferson Menezes de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
5 - Lisiane Pellini Faller
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - PPGA

Reumo

Apesar de cada vez mais reconhecida à importância dos comportamentos de cidadania organizacional (CCO), percebe-se que existem aspectos pertinentes à teoria ainda pouco explorados. Diante dessa constatação, este estudo se propõe a realizar uma articulação entre os fenômenos valores organizacionais e satisfação no trabalho com os CCO, visando colaborar com evidências acerca dos fatores que impactam a emissão destes atos.
Este estudo se propõe a responder o seguinte problema de pesquisa: “De que forma os valores organizacionais e a satisfação no trabalho influenciam os comportamentos de cidadania organizacional, segundo a percepção dos colaboradores de uma indústria fabricante de eletrodomésticos?”. Para tanto, definiu-se como objetivo geral: analisar a influência dos valores organizacionais e da satisfação no trabalho nos comportamentos de cidadania organizacional, considerando a percepção dos colaboradores.
Ao investigar novas relações, Porto e Tamayo (2005) indicam a cultura organizacional como uma variável importante para os estudos dos CCO, considerando os valores organizacionais como instrumento que permitem gerar o entendimento sobre esta cultura (MENDES; TAMAYO, 1999). Há, ainda, uma linha de pesquisa que enfoca as atitudes no trabalho como antecedentes dos CCO, na qual a satisfação no trabalho é apontada como uma das principais variáveis (SIQUEIRA, 2003; BOWLING, WANG; LI, 2012).
Realizou-se uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, desenvolvida por meio de um estudo com 302 colaboradores de uma fabricante de eletrodomésticos do Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários desenvolvidos com base no Inventário de Perfis de Valores Organizacionais (IPVO), de Oliveira e Tamayo (2004), na versão reduzida da Escala de Satisfação no Trabalho (EST), de Siqueira (1995), e na Escala de Civismo nas Organizações (ECO), de Porto e Tamayo (2003).
No que tange aos seus principais resultados, destaca-se que, ao estabelecer as relações entre os valores organizacionais, a satisfação no trabalho e os CCO, constataram-se, de maneira geral, correlações entre estes construtos. Ainda, por meio das análises de regressão múltiplas, conferiu-se que os valores organizacionais e a satisfação no trabalho exercem influência nos comportamentos de cidadania organizacional.
Em termos gerais, a pesquisa ora em pauta buscou colaborar para os estudos no campo de comportamento organizacional, em específico, de valores organizacionais, de satisfação no trabalho e de CCO, a partir da proposta de um desenho de pesquisa que articulou tais temáticas. Logo, acredita-se na sua relevância teórica e prática, revestindo-se, assim, da capacidade potencial de agregar conhecimento ao entendimento dos temas explorados.
OLIVEIRA, A.; TAMAYO, A. Inventário de perfis de valores organizacionais. Revista de Administração da Universidade de São Paulo. v. 39, n. 2, p.129-140, 2004. PORTO, J. B.; TAMAYO, A. Desenvolvimento e validação da Escala de Civismo nas Organizações. Estudos de Psicologia, v. 8, n.3, p. 393-402, 2003. SIQUEIRA, M. M. M. Antecedentes de comportamentos de cidadania organizacional: a análise de um modelo pós-cognitivo. 1995. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de Brasília, Brasília, 1995.