Resumo

Título do Artigo

CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE COACHING PARA O DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA DOS EXECUTIVOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Coaching
Desenvolvimento de Carreiras
Orientação Profissional

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Damares Fediuk
CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS (FMU) - LIBERDADE
2 - Elza Fátima Rosa Veloso
CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS (FMU) - Mestrado em Administração
3 - Tatiana Almendra Dutra
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - Monte Alegre

Reumo

O coaching é uma ferramenta poderosa cada vez mais utilizada pelas organizações, objetivando estimular e motivar os seus colaboradores na mudança de comportamento e no desenvolvimento de suas carreiras, a fim de propiciar a melhoria do seu desempenho pessoal e profissional. Este estudo realizou uma pesquisa numa empresa do setor químico, com atuação global, com o intuito de verificar a existência de contribuições do processo de coaching executivo para a organização e seus colaboradores.
A presente pesquisa apresenta como objetivo identificar a existência de contribuições do processo de coaching no desenvolvimento de carreira dos executivos na organização pesquisada; verificar as distintas percepções das definições de coaching; identificar as possíveis contribuições do coach para o executivo no seu desenvolvimento pessoal e profissional e a sua importância para o networking; analisar se o gestor da área de Recursos Humanos percebe a evolução no desenvolvimento dos executivos.
Segundo Sztucinski (2001), o Coaching é uma ferramenta de apoio para o profissional (coach) que aplica e para o executivo (coachee) que recebe para o seu desenvolvimento profissional. Para O´Neil (2000), Coaching Executivo é a metodologia pela qual a competência e a eficiência dos líderes são desenvolvidas. Segundo Goldsmith, Lyons e Freas (2003), o coach sabe fornecer feedback ao coachee de forma assertiva.Para Veloso (2012) as pessoas devem investir nas carreiras inteligentes para ter sucesso
A técnica de pesquisa foi a qualitativa, que permite uma compreensão mais detalhada sobre as pessoas, o processo e os conteúdos-chave, que serviram de base à investigação, sendo realizada por meio de estudos de caso em uma empresa global do setor químico. Foram realizadas entrevistas com questionário semiestruturado, pois o estudo de caso está diretamente integrado a uma realidade individual, apresentando mais flexibilidade na coleta das informações, a partir da percepção dos envolvidos no tema
Observa-se que 75% veem que o processo de coaching possibilitou modificações em seus comportamentos, pessoal e profissional, com contribuições positivas para o desenvolvimento de suas carreiras. Os profissionais da área de RH avaliaram positivamente, observando melhorias na produtividade e nas relações entre os executivos e seus stakeholders. O coach identificou alterações positivas nos comportamentos pessoais e profissionais dos executivos e 25% dos entrevistados não observaram benefícios.
Ao avaliar as percepções sobre o processo de coaching, os executivos o percebem como ferramenta de aconselhamento e desenvolvimento pessoal e profissional e direcionamento da carreira para obtenção dos resultados. Os gestores de Recursos Humanos, concordam ser uma ferramenta para a carreira do executivo, apoio para liderança com foco nas relações interpessoais e nos resultados. O coach vê o processo como uma ferramenta poderosa de apoio para trabalhar as questões pertinentes à liderança.
BARDIN L. Análise de conteúdo. Lisboa: 1977. DUTRA, Joel Souza.; VELOSO, Elza Fátima Rosa; FISCHER, A. L.; NAKATA, L. E. As carreiras inteligentes e sua percepção pelo clima organizacional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 2009. FERREIRA, Marcos A.A. Um estudo exploratório sobre a Percepção dos envolvidos: organização, Executivo e Coach – Tese de Mestrado, USP, São Paulo – SP, 2008. GOLDSMITH, Marshall et al. Coaching- O Exercício da Liderança. Elsevier Brasil, 2003.