Resumo

Título do Artigo

MUDANÇA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO SOBRE ABORDAGENS DE PROCESSOS NAS ATIVIDADES DE FATURAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE ENTREGA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Mudança Organizacional
Processos Organizacionais
Gestão de Pessoas

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Davi Lucas Arruda de Araújo
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - São Paulo
2 - Bárbara Ilze Semensato
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA-USP
4 - SILVIO POPADIUK
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - PPGA

Reumo

O Brasil vivencia um período de grande demanda por combustíveis e o desempenho das distribuidoras de combustíveis registrou saldo mais do que positivo. Devido à importância socioeconômica destas empresas, a análise da variável mudança organizacional permite estudar as organizações, seus atores e seus processos com um olhar mais integrado, considerando a complexidade das suas relações internas e externas.
Esta pesquisa tem como objetivo central analisar a mudança organizacional sob a perspectiva de processos nas atividades de faturamento e logística que a empresa Alfa Combustíveis vivencia em sua base operacional no Complexo Industrial Portuário de Suape/PE. A justificativa para a realização desta pesquisa reside em apresentar a mudança organizacional a partir da perspectiva da firma, ou seja, o foco da análise concentra-se nas características específicas da empresa Alfa Combustíveis.
Orlikowski (1996) trata a mudança tecnológica como um evento a ser gerenciado durante um período específico. As narrativas no contexto das organizações permitem que os sujeitos explorem o significado coletivo, reduzindo o grau de ambiguidade das informações nas atividades cotidianas (ELLIOT, 2005). Existem também as perspectivas referentes à resistência (FORD et al., 2008) e aos paradoxos (LEWIS, 2000).
O método desta pesquisa é qualitativo e sua natureza é exploratória e descritiva. Para (Godoy, 1995), esse tipo de pesquisa é o mais adequado quando o pesquisador lida com problemas poucos conhecidos, os quais a busca se apoia na compreensão do fenômeno como um todo. Um valor fundamental na pesquisa qualitativa é o entendimento das reais interações entre os sujeitos e os sentidos que configuram os cenários da vida organizacional na realidade.
Nesta pesquisa, a mudança organizacional nesta organização apresenta desafios. O primeiro a relação entre os funcionários da base operacional em Suape/PE junto aos empregados do escritório central em Recife/PE. Os funcionários da base questionavam a organização dos processos. Para alcançar uma solução, os funcionários de Suape/PE sugeriram a inserção de módulos de sistema de gestão e, gradativamente, os erros foram sendo minimizados e o grau de alinhamento entre as equipes foi mais efetivo.
Este artigo teve como objetivo central abordar a mudança organizacional nas atividades de faturamento e logística que a empresa Alfa Combustíveis tem vivenciado em sua base operacional no Complexo Industrial Portuário de Suape/PE. Avalia-se que a mudança proposta pelos gestores e implantada pelo gerente operacional obteve sucesso. Contudo, nesse percurso, ocorreram algumas situações que tumultuaram a centralização dos procedimentos de faturamento e logística.
ELLIOT, J. Using Narrative in Social Research. Qualitative and Quantitative Approaches. London: Sage Publications, 2005.; FORD, J. D.; FORD, L. W.; D’AMELIO, A. Resistance to change: the rest of the story. Academy of Management Review, v. 33, n. 2, p. 326-377, 2008.; ORLIKOWSKI, W. J. Improvising organizational transformation over time: a situated change perspective. Information Systems Research, v.7, n.1, p. 63-92, 1996.