Resumo

Título do Artigo

O CONSUMO DE CERVEJAS ARTESANAIS SOB A PERSPECTIVA DO MARKETING DE EXPERIÊNCIAS
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Palavras Chave

Marketing de experiência
Comportamento do consumidor
Cerveja artesanal

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Comportamento do Consumidor - Estudos Descritivos Quantitativos

Autores

Nome
1 - Maiara Lorena Oliveira Anacleto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Barreiro
2 - Paula Karina Salume
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Barreiro

Reumo

O presente estudo tem como objetivo analisar o marketing de experiência e os valores que permeiam essa estratégia de atuação das empresas. Com uma mudança constante nos interesses do consumidor, o marketing de experiência encontra uma demanda no perfil desses clientes em potencial e desconstrói o marketing tradicional. O corpus de análise é constituído pelo comércio e consumo de cervejas artesanais no Brasil, que está inserido no setor de cervejas, um dos mais relevantes para a economia do país.
A fim de compreender a percepção dos consumidores para com o produto em questão, emerge o problema de pesquisa: Como as experiências são percebidas pelos consumidores de cervejas artesanais? Em vista disso, o objetivo do presente estudo é o identificar o tipo de experiência, por meio dos módulos estratégicos experimentais, que é mais relevante para o cliente no consumo de cervejas artesanais, a fim de se obter uma conexão adepta e, adequar à oferta ao que é tido como importante para ele.
Do Marketing Tradicional Ao Marketing De Experiências: KOTLER (1999); AMERICAN MARKETING ASSOCIATION (2013); PINE II E GILMORE (1998). Definindo Experiência De Consumo: KLAUS E MAKLAN (2007); FIRAT E DHOLAKIA (1998). Marketing De Experiência: SCHMITT (2002); HOLBROOK E HIRSCHMAN (1982). Os Tipos De Experiências através dos MEEs: MINOR E MOWEN (2003). Mercado De Cervejas No Brasil: BREWERS ASSOCIATION (2010); ABRACERVA (2015); FILHO E LEBERT (2008).
Uma pesquisa descritiva, de caráter quantitativo, com base no método de levantamento e coleta semiestruturada de dados: questionário eletrônico, reuniu dados a partir de uma determinada amostra probabilística simples de respondentes – apreciadores ou não de cerveja. Foi realizado um pré-teste que permitiu que o questionário fosse aprimorado. A pesquisa foi composta pelos 5 tipos diferentes de experiência do cliente, os chamados Módulos Experimentais Estratégicos, apresentados por Schmitt (2002).
Dentre os resultados, tem-se o marketing sensorial como o mais importante no consumo de cerveja artesanal, e em contrapartida, o marketing do pensamento foi indicado como menos importante. O perfil, em sua maioria, presume-se que seja homem, de até 34 anos, solteiro e com uma renda mensal entre 5 a 10 salários mínimos. Quanto aos hábitos, consomem com os amigos, na própria casa, 4 vezes por semana, de 1 a 3 garrafas, do estilo Ale e gastando entre 40 e 55 reais por ocasião.
Foi possível alcançar todos os objetivos do trabalho. Como a experiência mais relevante para o consumidor de cerveja artesanal é a sensação, propõe-se ao empreendedor do setor a possibilidade de investir acertadamente nas campanhas de marketing para cerveja artesanal. Às pesquisas acadêmicas, a continuidade deste estudo para possíveis trabalhos acadêmicos com foco em criação de experiências e percepção de consumo. Como limitação, não houve o aprofundamento no estudo estatístico das variáveis.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CERVEJA ARTESANAL. Mercado de cerveja artesanal no Brasil. 2015. Disponível em: . Acesso em: 13 nov. 2015. KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 5. ed., 1998. SCHMITT, Bernd Herbert. Marketing experimental. São Paulo: Nobel, 2002. PINE II, Joseph; GILMORE, James. The experience economy. Boston: Harvard Business School Press, 1999.