Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO SETOR PÚBLICO: UMA ANÁLISE DA LITERATURA INTERNACIONAL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Avaliação de Desempenho
Setor Público
Proknow-C

Área

Administração Pública

Tema

Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

Autores

Nome
1 - Gabriela Almeida Marcon
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - Ademar Dutra
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Programa de Mestrado em Administração
3 - Leonardo Ensslin
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Programa de Mestrado em Administração
4 - VINÍCIUS DEZEM
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - TRAJANO

Reumo

Trata-se de análise da literatura na área da avaliação de desempenho do setor público, que tem sido aspecto fundamental de reformas governamentais. A temática é relevante, pois a modernização da Administração Pública e a crescente demanda social por transparência e eficiência no gasto público exige reforço dos mecanismos de avaliação do desempenho. A pesquisa é original e evidencia características do contexto estudado na literatura internacional.
Ao apropriar-se de temáticas já discutidas pela comunidade científica, novos saberes são construídos. Neste contexto, surge a pergunta de pesquisa: Quais as características da literatura internacional sobre o tema avaliação de desempenho do setor público? O objetivo deste artigo é investigar o que a literatura científica internacional apresenta sobre o tema Avaliação de Desempenho do Setor Público, nas dimensões autores, artigos e periódicos. A fim de atingir o objetivo, utiliza-se o Proknow-C.
A avaliação de desempenho do setor público atravessou diversas fases, destacando-se a partir dos estudos sobre a New Public Management – NPM, que sugere a incorporação de práticas do setor privado ao público. Estudos apontam para o caráter multidimensional esperado da avaliação do setor público, contemplando múltiplos objetivos e interesses. Não há consenso quanto ao modelo ideal. Os autores concordam que se deve observar o contexto.
Caracteriza-se por ser uma pesquisa bibliográfica exploratória, a partir de uma abordagem qualitativa. Utiliza a ferramenta Proknow-C (Knowledge Development Process – Constructivist), como intrumento de intervenção de base filosófica construtivista, e, portanto, alinhado à finalidade pretendida. A ferramenta consiste num processo estruturado para o mapeamento e análise da literatura científica.
Os resultados da pesquisa, sob a ótica na análise bibliométrica, são apresentados na forma de características básicas e avançadas. Obteve-se um Portfólio Bibliográfico (PB) com 39 artigos. Analisou-se como características básicas: os autores, número de citações, bem como a receptividade dos periódicos com relação à temática em apreço. Quanto às características avançadas, os artigos foram classificados com base em Srimai et. al. (2011) e Melnyk et. al. (2013) após a leitura integral.
A revisão da literatura identificou preocupação com a avaliação de desempenho do setor público e sua importância para a eficiência e eficácia da gestão. O periódico mais relevante no PB para a área investigada é o Public Administration Review. Dentre os autores investigados, a maioria possui trajetória de pesquisa na área de Avaliação de Desempenho. Ainda, a pesquisa apontou a tendência a se verificar a avaliação de desempenho como facilitador da execução da estratégia organizacional.
Ahn, H. (2001). Applying the balanced scorecard concept: an experience report. Long range planning, 34(4), pp. 441-461. Arnaboldi, M.; Lapsley, I. & Steccolini, I. (2015). Performance Management in the Public Sector: The Ultimate Challenge. Financial Accountability & Management, 31(1), February 2015. Atkinson, A. A., Waterhouse, J. H., & Wells, R. B. (1997). A stakeholder approach to strategic performance measurement. MIT Sloan Management Review, 38(3), pp. 25. Aussenac-Gilles, N. & Gandon, F.