Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA PERCEBIDA DA COMUNICAÇÃO NA PRODUTIVIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA: estudo dos laços com valor na Análise de Redes Sociais
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Palavras Chave

Análise de redes sociais
Produtividade
Instituições financeiras

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Abordagens Relacionais às Organizações

Autores

Nome
1 - Milton Carlos Farina
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Campus Centro
2 - Diego das Graças Silva
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Centro
3 - Váldeson Amaro Lima
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Programa de Pós-Graduação em Administração
4 - João de Paula Ribeiro Neto
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Campus Barcelona
5 - REGIANE BALESTRA VIEIRA
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Campus 2

Reumo

Nos estudos organizacionais, revela-se uma tendência crescente na produção de estudos que se utilizam da abordagem de análise de redes sociais como base central dos seus processos de pesquisa, já que é apontada certa ausência de textos científicos que evidenciem contribuições teóricas relacionadas com a análise de redes sociais em áreas emergentes da Ciência Administrativa (Zancan, Santos & Campos, 2012).
Considerando a importância adquirida pela análise de redes sociais para o estabelecimento de ligações entre atores a partir de um objetivo compartilhado, este estudo se propôs a descrever a influência da troca de informação sobre a produtividade, segundo o ponto de vista dos colaboradores, assumindo a troca de informações como mecanismo essencial de compartilhamento e geração de conhecimento por meio da combinação entre a socialização e a explicitação do tácito.
O estudo assumiu como premissa que a troca de informações entre colaboradores é mecanismo essencial de compartilhamento e geração de conhecimento por meio da combinação entre a socialização e a explicitação do tácito (Valença da Cruz, 2010), em que quanto mais frequentes as interações (medidas pela análise de redes sociais), maiores os níveis de confiança, que, por conseguinte influenciam positivamente na partilha de conhecimento tácito e melhora o desempenho da equipe (Zhang & He, 2015).
Adotaram-se os procedimentos do estudo de campo como método de pesquisa, buscando investigar um grupo em termos de sua estrutura social (Gil, 2008), apresentando os atores envolvidos, suas relações e a valorização dada a troca de informações no ambiente de trabalho, com fins à produtividade, e com aporte dos pressupostos metodológicos da análise de redes sociais, que possibilita avaliar tanto os aspectos descritivos dos relacionamentos quanto as análises estatísticas causais de tais fenômenos.
A análise dos dados permite constatar que, no grupo pesquisado, os atores que mais trocam informações não são necessariamente aqueles cujas informações mais contribuem no processo produtivo, já que apenas GMS11 e CXA4 se mantiveram acima da linha do terceiro quartil, entre os maiores valores de out-degree, demonstrando certo equilíbrio entre a frequência e o reconhecimento de assertividade da informação trocada. Evidencia-se ainda a alta proximidade e reciprocidade entre os atores da rede.
Para o grupo estudado, a comunicação exerce importante papel no compartilhamento de informações que auxiliam no desempenho produtivo, bem como existe o reconhecimento da necessidade de tornar a troca de informações mais frequente entre alguns atores da rede com fins a melhoria da produtividade. Os laços com valor forneceram maior riqueza e análise mais apurada dos dados, evidenciando uma tendência a autovalorização do indivíduo no papel que exerce no processo de troca de informações.
Gil, A. C. (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas. Valença da Cruz, A. L. (2010). Comunicação informal e socialização do conhecimento em instituições financeiras. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação, Brasília. Zancan, C., Santos, P. d., & Campos, V. O. (2012). As contribuições teóricas da análise de redes sociais (ARS) aos estudos organizacionais. Revista Alcance, 19(1), pp. 62-82.