Resumo

Título do Artigo

Gestão Estratégica em Empresas Familiares: um Metaestudo das Publicações no Período de 2010 a 2015
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Palavras Chave

Gestão estratégica
Empresas familiares
Metaestudo

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Gabriel Machado Braido
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES (UNIVATES) - Lajeado
2 - Denise Casagrande da Rocha
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Sâo Leopoldo
3 - Angela Maria Haberkamp
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES (UNIVATES) - Lajeado

Reumo

Para Souza, Reinert e Sprosser (2009), a partir da comparação dos metaestudos nas diversas áreas da Administração, a mais frequente é a de estratégia em organizações. Embora existam importantes publicações acerca deste tema, considera-se necessário revisitar a literatura sobre a gestão estratégica em empresas familiares. Isto porque, embora já tenham ocorrido avanços nesta trajetória, percebe-se que os temas correlatos a empresas familiares ainda carecem de reconhecimento (STEWART; MINER, 2011).
Problema Quais são as abordagens teóricas e metodológicas predominantes nos estudos de gestão estratégica em empresas familiares? Objetivos: (i) verificar o que foi publicado sobre gestão estratégica em empresas familiares no período entre 2010 e 2015; (ii) identificar quais são as abordagens teóricas e metodológicas utilizadas nesses estudos; e (iii) apontar sugestões de pesquisas futuras, com base nos artigos investigados.
Aborda a gestão estratégica (compatibilização mútua das atividades de uma empresa), empresas familiares (negócio baseado em uma sociedade sustentável, potencialmente transgeracional, que é gerido formalmente por membros de uma mesma família ou de um pequeno número de famílias) e a gestão estratégica em empresas familiares (conjugação da família e do negócio, onde há a visão compartilhada entre os membros sobre o potencial de benefícios que a empresa poderá gerar através das gerações).
Seleção dos artigos com a temática de gestão estratégia em empresas familiares, seguindo o roteiro de seleção sugerido por Dresch, Lacerda e Antunes (2015): Etapa 1 – Definição do tema ou questão de pesquisa Etapa 2 – Busca dos estudos existentes Etapa 3 – Seleção dos estudos para integrar a pesquisa Etapa 4 – Avaliação da relevância e da qualidade dos estudos selecionados Etapa 5 – Discussão dos resultados obtidos
A partir da amostra de 39 artigos selecionados foi idenficado que: 82% dos artigos foram publicados em revistas com fator de impacto; CHRISMAN e PATEL (2012) são os autores mais citados; 33% dos artigos não utilizaram abordagens teóricas, dentre os que utilizam, a Visão Baseada em Recursos é a mais recorrente. Há leve tendência às pesquisas qualitativas (54%) e a técnica de coleta de dados mais utilizada é a survey.
Os objetivos da pesquisa foram alcançados, com a identificação dos periódicos onde os artigos foram publicados, dos pesquisadores e estudos mais relevantes e a identificação de lacunas de pesquisa.
CHRISMAN, J. J.; PATEL, P. C. Variations in R&D investments of family and nonfamily firms. Academy of Management SOUZA, S. A. de; REINERT, J. N.; SPROSSER, R. L. Pesquisa brasileira em Administração: um meta-estudo em temáticas do período 2000-2009. In: II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, 2009, Anais... ANPAD, 2009. STEWART, A.; MINER, A.S. The Prospects for Family Business in Research universities. Journal of Family Business Strategy, v. 2, p. 3- 14, 2011.