Resumo

Título do Artigo

SIMULAÇÃO EMPRESARIAL BASEADA EM DINÂMICA DE SISTEMAS COMO FERRAMENTA AO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Dinâmica de Sistemas
Ensino em Administração
Simulação

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Novas Tecnologias de Ensino e Pesquisa

Autores

Nome
1 - Isabela Ferreira Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Campus Santa Monica
2 - Jean Carlos Domingos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios

Reumo

Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre a utilização da simulação baseada em dinâmica de sistemas (System Dynamics) como ferramenta pedagógica no ensino de Administração no Brasil. A aplicação da DS para o ensino de Administração é um uso recente desta ferramenta, mas que abriu inúmeras possibilidades para a aprendizagem dos conteúdos curriculares. Buscou-se classificar a utilização da dinâmica de sistemas como mediação pedagógica dividida entre simuladores e jogos empresariais.
A inserção da tecnologia, tal como os softwares de System Dynamics no processo ensino/aprendizagem, exige a redefinição do papel do professor e do aluno, para formar um profissional criativo, flexível, colaborativo e cooperativo (BELHOT et al., 2001). Dessa forma, o objetivo do presente estudo é analisar a literatura sobre a aplicação da dinâmica de sistemas como ferramenta para prática de ensino de Administração no Brasil e identificar quais são as contribuições alcançadas pelo seu uso.
Dinâmica de Sistemas é um método de modelagem e simulação que busca entender o comportamento de sistemas complexos (STERMAN, 2000). Prática pedagógica é o processo que envolve professor e aluno e seus respectivos papéis e responsabilidades para a construção do conhecimento. Duas propostas de práticas pedagógicas foram analisadas: a prática tradicional e a prática sistêmica, que diferem basicamente na definição de qual é o foco do processo de ensino-aprendizagem (ANASTASIOU; ALVES, 2009).
Para Gil (2008), a pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído de livros e artigos científicos. Para revisão bibliográfica sobre a aplicação de DS em práticas de ensino de Administração no Brasil, utilizou-se a busca em bases de dados (Scholar Google, Portal CAPES, Science Direct, Scielo e Scorpus) publicados nos últimos 15 anos. Foram encontrados 20 trabalhos que se encaixavam dentro do tema, os quais foram classificados numa análise qualitativa.
Os trabalhos utilizaram a simulação ou jogo como um complemento ou extensão de um currículo de abordagem tradicional, e embora admitissem a importância da abordagem complexa do pensamento não linear, nenhum trabalho propôs uma abordagem sistêmica por completo. A ineficiência de coordenar a prática de ensino sistêmica com a utilização dos simuladores apresentou trabalhos superficiais no que diz respeito à eficiência da aprendizagem, pois ainda focam no desenvolvimento dos modelos computacionais.
Apesar de reconhecerem as vantagens do uso da dinâmica de sistemas para o ensino e a aprendizagem, as Instituições de Ensino Superior, a utilizam como complemento da prática de ensino tradicional. Constatou-se, dentre outros pontos, que o desenvolvimento das práticas de ensino com emprego da dinâmica de sistemas no Brasil encontra-se em fase inicial, uma vez que essas propostas são ainda proposições teóricas que devem ser consideradas para a geração de formas mais apropriadas à prática pedagógic
ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Processos de Ensinagem na Universidade: Pressupostos para Estratégias de Trabalho em Aula. 8ªed. Joinville: UNINILLE, 2009. BELHOT, R. V.; FIGUEIREDO, R. S.; MALAVÉ, CESAR, O. O uso da simulação no ensino de engenharia. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, ABENGE, São Paulo, 2001, p.445-451. STERMAN, J. D. Business dynamics: systems thinking and modeling for a complex world. Boston: Irwin McGraw-Hill, 2000.