Resumo

Título do Artigo

Integração da Responsabilidade Social Corporativa ao Curso de Administração: Uma Análise Multinível Realizada em IES.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Responsabilidade Social Corporativa
Graduação em Administração
Modelo Multinível

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - Liliane de Souza Vieira da Silva
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Blumenau- SC
2 - Sheila Patrícia Ramos Beckhauser
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Campus 1
3 - Daniela Ferrari
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Campus 1
4 - IARA REGINA DOS SANTOS PARISOTTO
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração

Reumo

As mudanças esperadas quanto ao comportamento das empresas em direção à Responsabilidade Social Corporativa (RSC), deve envolver as instituições que atuam como impulsionadoras do comportamento empresarial, sobretudo as Instituições de Ensino Superior (IES) (SETO-PAMIES; PAPAOIKONOMOU, 2015; NAÇÕES UNIDAS, 2007). Porquanto, as IES influenciam na percepção que os estudantes possuem de empresa e suas responsabilidades (SOBCZAK; DEBUCQUET; HAVARD, 2006).
Embora a RSC esteja presente no debate acadêmico, observa-se que pouco se sabe sobre como a RSC é ensinada e sobre o estágio em que se encontra este processo nos cursos de Administração. Portanto, trata-se de uma vertente que não foi exaustivamente investigada (DOH; TASHMAN, 2014). Por isso, pergunta-se: Como a RSC está sendo integrada ao curso de administração? O objetivo deste estudo é analisar como a RSC está sendo integrada ao curso de administração de quatro IES.
A RSC se atenta plenamente a toda gama de obrigações imputadas ao negócio pela sociedade, que podem ser divididas em quatro categorias: econômica; legal; ética; e social (CARROLL, 1979; CARROLL, 1991; CARROLL; SHABANA, 2010). O modelo multinível de Seto-Pamies e Papaoikonomou (2015), sugere a investigação da integração da RSC ao curso de Administração em três níveis: institucional, curricular e pedagógico.
Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa. Baseado na perspectiva do modelo multinível. As IES pesquisadas compreendem toda a população de IES que ofertam o bacharelado em administração no interior de Santa Catarina. Os sujeitos da pesquisa são compostos pelos coordenadores do curso. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e informações extraídos do site das IES. Para tratamento dos dados utilizou-se da análise de conteúdo e documental.
Os resultados apontam que existe a inserção de temas relacionados à RSC no nível institucional e curricular. E no nível pedagógico as estratégias adotadas para o desenvolvimento da RSC no ensino, ocorre por meio de Estudo de caso, Projetos Interdisciplinares, Seminários. e um dos coordenadores afirma incentivar visita à empresas, o que faz com que os alunos associem a teoria à exemplos práticos
Os resultados apontam desafios e dilemas a serem enfrentados para integração consistente e planejada da RSC ao curso de administração. Sobretudo, as IES ganham reforço e subsídio para melhor integração do tema ao ensino, quando ensinam não apenas conceitos e ferramentas aos estudantes, mas, quando situa os alunos como participante dessas mudanças. Conforme Seto-Pamies e Papaoikonomou, (2015) a consolidação e fortalecimento da RSC nos cursos de gestão envolve uma mudança na cultura das IES
CARROLL, A. B. ; SHABANA., K. M. The Business Case for Corporate Social Responsibility: A Review of Concepts, Research and Practice. International Journal of Management Reviews, v. 12, p. 85-105, jan., 2010. SETÓ-PAMIES, D.; PAPAOIKONOMOU, E. A Multi-level Perspective for the Integration of Ethics, Corporate Social Responsibility and Sustainability (ECSRS) in Management Education. Journal of Business Ethics, p. 1-16, jan., 2015.