Benefícios na gestão de relacionamentos
Redes Interorganizacionais
Estabelecimentos supermercadistas
Área
Estratégia em Organizações
Tema
Pequenas e Médias Empresas
Autores
Nome
1 - José Ribamar Tomaz da Silva Filho FACULDADE NOSSA SENHORA APARECIDA (FANAP) - Góias
2 - Rosângela Sarmento Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA) - Instituto de Ciências Sociais Aplicada-ICSA
3 - Norberto Ferreira Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA) - Rondon do Pará
Reumo
As transformações pelas quais a sociedade vem passando, principalmente, nas últimas duas décadas, em razão do impacto da chamada nova economia da informação, têm estabelecido um cenário extremamente competitivo, em que todas as organizações, privadas ou não, grandes ou pequenas, têm de enfrentar (JUNIOR et al, 2009). Nessas transformações podemos citar a gestão das relações interorganizacionais que cada vez mais vem sendo discutidas em redes de empresas, joint ventures, associações e alianças.
Esta pesquisa tem como objetivo verificar quais são os benefícios existentes na gestão de relacionamentos entre pequenos estabelecimentos supermercadistas e seus fornecedores.
As relações existentes dentro de uma cadeia de suprimentos tornaram-se alvo de estudos, devido a uma grande concentração de empresas em se unirem para continuarem competitivas e assim, sobreviverem em mercados cada vez mais globalizados (VAN DE VEN, 1976; GUNASEKARAN; NGAI, 2009; JUNIOR et al, 2009).
Esta pesquisa pode ser considerada exploratória, de caráter descritivo. Esta foi realizada por meio de entrevistas e de um questionário estruturado com 30 pequenos supermercados no Município de São Caetano do Sul. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário estruturado, com perguntas fechadas e escala tipo likert de cinco pontos, como também questões dicotomizadas. A elaboração do instrumento de pesquisa foi realizada, com base na literatura.
Verificou-se, conforme os questionamentos utilizados na base teórica deste estudo, que os fornecedores fazem suas entregas na data prometida, e esta ação caracterizam-se em benefícios na gestão de relacionamentos entre os pequenos supermercados, podendo ainda viabilizar vantagens competitivas frente a sua concorrência.
Verificou-se, conforme os questionamentos utilizados na base teórica deste estudo, que os fornecedores fazem suas entregas na data prometida, e esta ação caracterizam-se em benefícios na gestão de relacionamentos entre os pequenos supermercados, podendo ainda viabilizar vantagens competitivas frente a sua concorrência.
CASTRO, M.; BULGACOV, S.; HOFFMANN, V. E. Relacionamentos Interorganizacionais e Resultados: Estudo em uma Rede de Cooperação Horizontal da Região Central do Paraná. RAC, v. 15, n. 1, art. 2, p. 25-46, 2011.
GARNER, J. T; COOPER, M. C; PAGH, J. D. Building good business relationships – more than just partnering or strategic aliances? International Journal of Physical Distribution & Logistics Management.(Bradford), v. 23, n.6, p. 14-26, 1999.