Resumo

Título do Artigo

CASO DE ENSINO: IBOPE E OS DESAFIOS COMPETITIVOS

Palavras Chave

caso de ensino
administração estratégica
negócios internacionais

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Yákara Vasconcelos Pereira Leite
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - Mossoró
2 - Walter Fernando Araújo de Moraes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
3 - ANDRÉ GUSTAVO CARVALHO MACHADO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PPGA/MPGOA
4 - Viviane Santos Salazar
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Hotelaria e Turismo
5 - Vinicius Farias Moreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unid Acad de Administração e Contabilidade

Reumo

Um dos propósitos da gestão estratégica empresarial é contribuir para a permanência e crescimento de empreendimentos ativos no mercado. Nesse âmbito, a superação de dificuldades e a exploração de oportunidades devem ser guiadas por ações estratégicas para que as empresas se mantenham competitivas frente aos concorrentes. Na atualidade brasileira, geralmente as empresas nacionais enfrentam rivais não apenas do país, como também globais. Dependendo do setor econômico de atuação, do perfil dos dir
• Conduzir os alunos à avaliação e discussão das principais estratégias adotadas pelo IBOPE • Relacionar o embasamento teórico às ações desenvolvidas pela empresa em foco, e fazer com que os alunos sejam capazes de discernir e tomar decisões sobre a administração estratégica
Os dados que fundamentam a elaboração deste caso de ensino foram coletados em fontes bibliográficas e por meio de entrevistas realizadas com o Diretor de Administração e a Diretora Executiva do IBOPE, na sede da empresa localizada na cidade de São Paulo-SP, no primeiro semestre de 2014. Quanto às fontes bibliográficas, o site da empresa, a Revista Valor Econômico e algumas publicações acadêmicas (MARCENES, 2009; REIS, 2012) serviram como fonte secundária. Ademais, o software ATLAS.ti contribuiu
Estratégia Empresarial, Administração Estratégica, Estratégias de Internacionalização, Negócios Internacionais.
BARNEY, Jay B.; HESTERLY, William S. Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Pearson Pretince Hall, 2007. CARNEIRO, Jorge; DIB, Luís Antônio. Avaliação comparativa do escopo descritivo e explanatório dos principais modelos de internacionalização de empresas. INTERNEXT- Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, São Paulo, v.2, n.1, p.1-25, jan./jun. 2007. DE WIT, Bob; MEYER, Ron. Strategy: process, content, context. 3. ed. London: Thomson, 2004.