Resumo

Título do Artigo

GOVERNANÇA CORPORATIVA E GÊNERO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA INTERNACIONAL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Governança Corporativa
Gênero
Literatura Internacional

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Governança Corporativa

Autores

Nome
1 - Luiz Carlos Benner
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Blumenau - SC
2 - Wesley Vieira da Silva
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - administração
3 - Aline Fernanda Messias da Silva
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - Curitiba

Reumo

Nota-se que a investigação relacionada à composição CA é uma importante fonte de pesquisa na literatura referente à GC. Uma das dimensões que vem sendo analisada ​ é a questão da diversidade de gênero. A promoção da igualdade de gênero e representação feminina na GC tem cada vez mais se tornado o foco de debates políticos e sociais em vários países. Apesar do esforço para aumentar a presença das mulheres nos CA’s, os homens ainda dominam o mundo corporativo (PLETZER et al, 2015).
O que já foi publicado no contexto internacional em periódicos de alto impacto em relação à temática GC e gênero? Questões de pesquisa: Quais os periódicos mais relevantes? Quais os artigos mais referenciados?Quais os eixos temáticos mais evidenciados?Quais os métodos mais utilizados nas pesquisas?Quais os principais resultados? Quais as limitações encontradas nas realizações de pesquisas sobre o tema?Há predominância de gênero entre os autores das publicações encontradas?
Os programas de GC surgiram como meio de reduzir o conflito entre os principais e agentes. Jensen e Meckling (1976) definem uma relação de agência como sendo um contrato onde uma ou mais pessoas emprega outra pessoa (o agente) para realizar algum serviço ou trabalho em seu favor, envolvendo a delegação de alguma autoridade de decisão para o agente. Lazaretti e Godoi (2012) analisaram a composição de gênero de 410 empresas de capital aberto no Brasil listadas no ano de 2011 na BM&FBovespa.
O método utilizado nesse estudo foi a RSL. Na área das Ciências Sociais, os modelos tradicionais de revisões de literatura ou bibliométricos receberam muitas críticas pela falta de critério metodológico e na tentativa de superar essa limitação, Transfield et al. (2003) indicaram a aplicação de princípios específicos da metodologia de RSL que eram somente utilizados nas ciências médicas. As RSL’s diferem das tradicionais revisões pela adoção de um processo científico replicável e transparente.
Além do levantamento mais descritivo em relação às publicações que compõe essa RSL, o conteúdo de cada artigo foi analisado e sete eixos temáticos foram identificados. Observou-se que a maioria dos estudos destaca a relação entre gênero e “desempenho financeiro” (43%), 21% dos estudos foram classificados no eixo “capital humano”, 11% com foco em “estratégia”, os eixos “cultural”, “regulamentação de cotas” e “desempenho social” receberam 7 % e o último grupo identificado foi “inovação” 4%.
Após escolha metodológica, planejamento e condução, 261 artigos foram avaliados e 28 selecionados.Identificou-se que a temática em questão é uma investigação recente na literatura, uma vez que o primeiro artigo publicado em periódico de alto impacto ocorreu em 2001.Observa-se que a relação entre gênero e GC é uma temática relevante com um número considerável de publicações, porém é uma área que demanda mais investigações empíricas para obtenção de resultados robustos e consistentes.
BOULOUTA, Ioanna.;CAMPBELL, K. .; VERA, A. M. .;CATALYST, 2014. ;CUNHA, Thalita Gelenske.;FARRELL, Kathleen A.; HERSCH, Philip L.;FINK, Arlene;JENSEN M. e MECKLING, W.;MADALOZZO, Regina.;LAZZARETTI, Kellen; GODOI, Christiane Kleinübing. ;LEVY, Yair; ELLIS, Timothy J.;NIELSEN, Sabina; HUSE, Morten.;PLETZER, Jan Luca et al.;ŞENER, İrge; KARAYE, Abubakar Balarabe.;VAN DEN BERGHE, Lutgart AA; LEVRAU, Abigail.