Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS NA SAÚDE: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DOS ÚLTIMOS 40 ANOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão de riscos corporativos
Cuidados de saúde
Bibliometria

Área

Administração Pública

Tema

Gestão em Saúde

Autores

Nome
1 - Joice Chiareto
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Capital
2 - Maria Raquel Siqueira Marques da Costa
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - São Paulo
3 - Fábio Lotti Oliva
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração
4 - Hamilton Luiz Correa
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração

Reumo

O gerenciamento de riscos de saúde teve seu início desencadeado pelo aumento na frequência de reclamações relacionadas à responsabilidade dos profissionais de saúde e por crises que ocorreram no mercado de planos de saúde dos Estados Unidos (GAO, 1987 apud CARROLL, 2015). Além do foco tradicional as organizações de saúde também podem gerenciar os riscos no nível estratégico.
O objetivo central deste trabalho é caracterizar a produção científica internacional da área de gestão estratégica de risco aplicada ao setor de saúde. Acredita-se que entender o panorama dessa área específica pode ajudar a perceber questões como: periódicos mais indicados para publicação; autores e países mais produtivos e com produção mais aceita pela comunidade acadêmica; e obras de maior destaque na área.
São abordados conceitos de Gerenciamento de Riscos Corporativos e Gerenciamento de Riscos Corporativos na Saúde. Atingir a integração na gestão de riscos é algo especialmente complexo em organizações de saúde, pois são frequentemente muito compartimentalizadas e com grande separação entre funções e gestão (SIMEONE, 2015).
Este trabalho foi uma pesquisa bibliométrica com as publicações realizadas entre 1978 e 2016, da base de dados Scopus. Foram utilizadas como palavras-chave “enterprise risk management” ou “strategic risk management” ou “corporate risk management” combinados com “healthcare” ou “health care” ou “medical”. Nas áreas “article title”, “abstract” e “keywords”. Com os resultados foi realizada a leitura dos títulos e abstracts, dessa análise restaram 347 artigos publicados que foram analisados.
Percebeu-se grande dispersão da produção, grande número de autores que publicaram sobre o assunto, mas a grande maioria com baixa produtividade. Também, nota-se que a maoiria das publicações e as obras mais citadas estão concentradas nos EUA. Além disso, é possível notar uma grande variação na quantidade de artigos publicados ao longo do período analisado, com um início relativamente tímido, nos primeiros 20 anos, um pico de publicações nos anos 2000 e uma nova queda a partir de 2010.
O objetivo deste trabalho foi caracterizar a produção científica internacional da área de gestão estratégica de risco aplicada ao setor de saúde. Destaca-se bom nível de colaboração entre autores e os periódicos que mais publicam artigos na área, os autores mais produtivos e obras com maior impacto. Essas contribuições podem auxiliar pesquisadores mostrando um dos caminhos possíveis para iniciar os estudos na área de gestão estratégica de risco aplicada ao setor de saúde.
AMERICAN SOCIETY FOR HEALTHCARE RISK MANAGEMENT - ASHRM. Part One: Defining the concept, recognizing its value. American Society for Healthcare Risk Management, (January), p.1–14, 2006. CARROLL, R. L. Where we’ve been, where we are, and where we are going: A 35-year perspective on healthcare risk management. Journal of Healthcare Risk Management, v. 35, n. 2, p. 8-20, 2015.