Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DE INICIATIVAS VOLTADAS À UTILIZAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS: O CASO DE ITAIPU BINACIONAL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Ecoeficiência
Biodigestores
Usina de Itaipu

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Fabricio Baron Mussi
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - PPAD
2 - Ubiratã Tortato
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - PPAD
3 - loise Cristina Schwarzbach
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - Curitiba

Reumo

A usina de Itaipu possui diversos programas voltados à sustentabilidade e ao incentivo para o desenvolvimento de fontes alternativas de energia, a exemplo do fomento ao aproveitamento dos dejetos dos animais para a geração de energia, através do desenvolvimento e utilização de biodigestores, gerando energia sem provocar impactos negativos ao meio ambiente. Assim, produtores rurais do oeste do Paraná estão gerando energia com dejetos de animais, como porcos e bois. Esta iniciativa visa contribuir para a mitigação dos efeitos da mudança climática de fomentar o desenvolvimento socioeconômico.
O problema de pesquisa: “Como ocorreu a implantação de biodigestores nas propriedades de produtores rurais assistidos pela usina de Itaipu na região Oeste do Paraná” Assim, o propósito central deste estudo foi analisar a implantação de biodigestores para a geração de energia, a partir do biogás, nas propriedades rurais de agricultores assistidos pela Usina hidrelétrica de Itaipu.
Foi realizado um levantamento teórico do contexto em que o setor elétrico nacional está inserido, os conceitos e recomendações para a adoção de práticas ecoeficientes e algumas de suas possibilidades de mensuração por intermédio da utilização de métodos estatísticos. Na sequencia aborda-se o caso dos biodigestores enquanto alternativa para geração de energia limpa, com benefícios econômicos a seus usuários e ambientais para a região.
Foi realizada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa utilizando dados secundários tais como requisições de compra; relatórios com justificativas de aquisições produtos e serviços, especificações técnicas; pareceres técnicos; documentos informativos e atas de reuniões; e dados primários por intermédio de entrevistas semi estruturadas. Este estudo caracteriza-se quanto à perspectiva temporal como de corte transversal. Na sequencia, procedeu-se com a análise de conteúdo das entrevistas.
Foram observados benefícios ambientais, tais como (i) redução da demanda por oxigênio dos efluentes; redução da emissão de gases causadores do efeito estufa; mitigação do risco de contaminação dos cursos hídricos; enriquecimento do solo com aplicação do biofertilizante; melhora na qualidade da água dos rios da região; e benefícios econômicos, tais como conversão do biogás em energia elétrica, gerando receita aos produtores a partir de sua venda; obtenção de créditos de carbono; redução de custos a partir da economia na aquisição de fertilizantes químicos;utilização de parte da energia gerada n
A utilização do biogás como fonte de energia resultou em substanciais ganhos para a região, ilustrando como práticas ecoeficientes podem ser implementadas: além dos ganhos ambientais e econômicos supra descritos, foi observada a alteração na concepção dos produtores envolvidos no tocante à responsabilidade dos mesmos no processo de preservação ambiental, conservação da água e do solo para garantir sua subsistência e a qualidade de vida das futuras gerações.
AFUAH, A. Innovation Management: Strategies, Implementation and Profits. New York: Oxford University Press, 2002. ALVIM FILHO, A.C. Desafios e perspectivas de P&D na geração de energia elétrica. Revista Pesquisa & Desenvolvimento da ANEEL, nº 3, junho de 2009. ARVANITOYANNIS, I. S.; LADAS, D. Meat waste treatment methods and potential uses. International Journal of Food Science & Technology, v. 43, n. 3, p. 543-559, 2008.