Resumo

Título do Artigo

Adesão à fatura digital do cartão de crédito – percepções e o uso desta modalidade de fatura no Brasil.
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Palavras Chave

adoção de novas tecnologias
comportamento do consumidor
fatura digital cartão de crédito

Área

Tecnológica

Tema

Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Rafael Nogueira Barnsley Holland
Fundação Instituto de Administração - FIA - Butantã

Reumo

Em um contexto de popularização de acesso a internet e dos smartphones, este trabalho busca sugerir possíveis ações, a serem adotadas pelos bancos com atuação no Brasil, que resultariam no aumento da adesão da modalidade digital da fatura do cartão de crédito. Para realizar a investigação de quais seriam os fatores que poderiam incrementar o uso da fatura digital buscou-se utilizar o consolidado de diferentes modelos de adoção de novas tecnologias, entre eles: teoria da difusão de inovações, teoria da ação racional, modelo de aceitação de novas tecnologias e teoria do comportamento planejado.
Atualmente o processo de impressão e postagem de faturas de cartão de crédito consomem volumosos recursos naturais e financeiros das instituições financeiras. Neste sentido, foi realizada revisão de modelos de adoção de novas tecnologias para elevar o entendimento de quais ações poderia ajudar a aumentar à adesão a modalidade digital da fatura, o que resultaria em maior eficiência operacional e alinhamento a necessidade de conservação do meio ambiente.
Pautado nos modelos de adesão de novas tecnologias foi elaborada análise de uso da fatura digital, para a obtenção dos dados foi realizada pesquisa quantitativa entre usuários e não usuários da fatura digital. Após a pesquisa o trabalho seguiu com a realização de análise fatorial e regressão logística no intuito de identificar quais seriam os fatores relevantes ou não para o uso da fatura digital. Os fatores renda, idade, compatibilidade com estilo de vida, demonstrabilidade de resultados, vantagem relativa à segurança, e auto eficácia se mostraram relevantes para o uso da fatura digital.
Como resultado da análise da situação problema este trabalho conseguiu sugerir novas ações que poderiam ser adotadas pelos bancos, a revisão de algumas ações existentes, sendo assim mais assertivas no perfil do público que responderia de maneira mais efetiva a uso da fatura digital. Outro resultado obtido seria relacionado à revisão de características do funcionamento do produto que poderiam alavancar seu uso.
Os resultados obtidos com a pesquisa foram bem sucedidos no intuito de avançar no entendimento de quais seriam os fatores que poderiam ser trabalhados para alavancar o uso da fatura digital do cartão de crédito. Pautados nestes fatores uma séria de ações foram sugeridas e que em conjunto poderiam conduzir a um processo significativo de reduções de custos e de consumo de recursos naturais.
Este trabalho contribui de maneira a elucidar um tema que atualmente não possuí muitas pesquisas específicas sobre este assunto, avançando assim no entendimento dos fatores que impactam o uso da fatura digital do cartão de crédito. Além disso, este trabalho pode contribuir para trabalhos futuros que busquem testar o uso de cobrança em meios digitais para outras categorias, tais como faturas de telefonia, energia, etc. Em conjunto estes trabalhos poderiam reduzir de maneira significativa os impactos em recursos naturais e fornecer serviços mais adequados as necessidades dos clientes.