Resumo

Título do Artigo

Satisfação dos Funcionários e Estilos de Liderança: existe uma relação?
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Palavras Chave

Estilos de Liderança
Liderença Transformacional, Transacional,Laissez-F
Empresas Contábeis

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - MIRIAN MARA BATISTA DA SILVA
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Coração Eucarístico
2 - Eduardo Mendes Nascimento
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - CIÊNCIAS CONTÁBEIS
3 - jacqueline veneroso alves da cunha
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Faculdade de Ciências Econômicas

Reumo

Na política estratégica de uma empresa deve estar inserido o compromisso com a gestão de pessoas, a fim de contribuir para o alcance dos resultados do negócio, porque “são importantes para o contexto social e devem buscar principalmente sinergia para alcançar metas e corresponder às expectativas das organizações para as quais desempenham suas funções” (BENEVIDES, 2010, p. 15).
Esta pesquisa procura resolver o seguinte problema: qual a relação existente entre a satisfação dos funcionários e os estilos de liderança, na percepção dos gestores e dos seus liderados, em empresas contábeis de Belo Horizonte? Logo, o objetivo geral deste trabalho é identificar a relação existente entre a satisfação dos funcionários e os estilos de liderança, na percepção dos gestores e dos seus liderados, em empresas contábeis de Belo Horizonte.
As características e habilidades dos gestores são o que definem seus estilos de liderança, mas nesta optou-se por classifica-los em três: liderança transformacional, transacional e ausência de liderança, conforme Bento (2008). Cada uma desses estilos é marcada por características repercutem mais positivamente ou negativamente no ambiente empresarial do ponto de vista do clima organizacional e financeiro de modo mais frequentemente que em outra.
Para levantamento de dados foi desenvolvido dois instrumentos (um para os gestores e outro para seus liderados) estruturados a partir do Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ) de Bass (1995), na versão de Benevides (2010) para diagnóstico do estilo de liderança e do instrumento de Melià e Peiró (1989) na versão de Santos (2012) para identificação da satisfação dos liderados. Foi aplicado em 08 escritórios de contabilidade que resultou em uma amostra de 13 gestores e 54 liderados por eles.
Em relação ao grau de satisfação geral do liderado e a sua percepção sobre o estilo de liderança do seu gestor, constatou-se que é positivamente influenciado pelos estilos Transformacional (correlação de 0, 6702, p-valor < 0,01) e Transacional (correlação de 0, 5911, p-valor < 0,01). Sendo que o estilo de liderança Laissez-Faire exerce influência negativa (correlação de -0, 0240) porém não significava (p-valor > 0,1).
Os achados desta pesquisa corroboram com a definição de satisfação trazida por Lizote et al. (2014) como sensação de prazer ou decepção, em consequência do que está sendo recebido ou comparado ao que se é esperado, mostrando que gestores preocupados com o ambiente organizacional, com ouvir os funcionários tanto em críticas como sugestões, com o bem estar geral da equipe, não visando apenas recompensa, tem chances significativas maiores de criar um bom clima organizacional e promover resultados.
BENEVIDES, Vítor Luciano de Almeida. Os estilos de liderança e as principais táticas de influencia utilizadas pelos líderes brasileiros. Rio de Janeiro: Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas – EBAPE, 2010. 114f. Dissertação (Mestrado Executivo em Gestão Empresarial). Curso de Mestrado Executivo em Gestão Empresarial, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas – EBAPE, Rio de Janeiro, 2010.