Resumo

Título do Artigo

TEORIAS CURRICULARES E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Teorias curriculares
Ensino-aprendizagem
Currículo

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento e Organização de Cursos e Programas

Autores

Nome
1 - Samayk Henrique Ferro da Silva
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG
2 - Nério Amboni
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Centro de Ciências da Administração e Sócio Economicas ESAG

Reumo

A relação professor-aluno tem sido uma das principais preocupações do contexto educacional. Isto porque os fundamentos que caracterizam as teorias curriculares tradicional, crítica e pós-crítica podem definir e redirecionar o processo ensino-aprendizagem para um mero ato mecânico e/ou para um processo reflexivo, onde professor e aluno aprendem juntos diante das transformações contextuais e educacionais. O ser humano é um ser de cultura.
O artigo do tipo ensaio tem por objetivo discutir os reflexos das teorias curriculares tradicional, crítica e pós-crítica no processo ensino-aprendizagem. Diante do objetivo, busca-se resposta para o seguinte problema de pesquisa: Como os fundamentos das teorias curriculares tradicional, crítica e pós-crítica influenciam o processo ensino-aprendizagem?
As teorias curriculares discutidas pelos estudiosos da área compreendem as teorias do currículo denominadas de Tradicional, Crítica e Pós-Critica. Isto explica porque o paradigma emergente rejeita a neutralidade, reconhece a intencionalidade e concebe a ciência como um ato humano, historicamente situado (SOUSA SANTOS, 1988; GIMENO; PÉREZ, 1989; SILVA, 2007 FORQUIN, 1993 MOREIRA, 1999; SCHMIDTLOPES, 2013).
O artigo foi elaborado com base em bibliografias de livros e de artigos publicados em periódicos, assim como a experiência dos autores por estarem em sala de aula, também colaborou na reflexão dos fundamentos das teorias curriculares, currículo e das suas implicações no processo de ensino-aprendizagem.
Os fundamentos das teorias curriculares críticas e pós-críticas podem ser vistos como influências significativas e que precisam ser trabalhadas de forma efetiva, pois contribuem com uma formação crítica e reflexiva, da importância de se valorizar o conhecimento prévio dos alunos, da diversidade cultural, enfim da preocupação com a transformação social e do professor como agente dessa mudança. O currículo proposto para formar professores não trabalha a crítica frente à realidade social existente.
Os reflexos dos fundamentos da teoria curricular tradicional nos cursos de graduação das universidades, ainda é bastante visível quando se nota em seus Projetos Pedagógicos de Cursos, a busca da racionalidade técnica, por meio da aplicação dos princípios da administração científica, afastando o docente de quaisquer tipos de discussões em relação ao currículo. O currículo deve ser um local onde se produzem e se criam significados sociais por meio dos conceitos de emancipação e libertação.
ALARCÂO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003. PERRENOUD, P. Pedagogia na escola das diferenças: fragmentos de uma sociologia do fracasso. RS: Artmed, 1995. SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000. SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. VASCONCELLOS, C. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.