Resumo

Título do Artigo

CULTURA BRASILEIRA DE GESTÃO: UM ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL
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Palavras Chave

cultura organizacional
cultura brasileira
gestão

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Simbolismos, Culturas e Identidades Organizacionais

Autores

Nome
1 - Joana Souza Budde
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento
2 - Laura Alves Scherer
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Campus Santana do Livramento
3 - Paulo Vanderlei Cassanego junior
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento
4 - Katiuscia Schiemer Vargas
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Campus Santana do Livramento

Reumo

A cultura brasileira é diversificada, composta por indivíduos de várias culturas e etnias, e cada um deles possui suas crenças, valores e costumes os quais podem influenciar o comportamento, atitudes e forma de gestão no ambiente organizacional. Sabendo que a cultura nacional pode impactar no modo de gestão de uma organização, o presente estudo almeja compreender esta temática em uma organização com características específicas, sendo esta, uma universidade pública.
O objetivo central do artigo é analisar a cultura brasileira de gestão em uma universidade pública do interior do Rio Grande do Sul (RS). Em termos específicos, pretende-se: a) identificar as características da cultura brasileira de gestão presentes em uma universidade pública na percepção dos técnicos administrativos; e, b) demonstrar as características proeminentes da cultura brasileira de gestão.
A CULTURA ORGANIZACIONAL E A CULTURA BRASILEIRA DE GESTÃO Chu (2006) a partir da sua pesquisa, na qual foram entrevistados executivos brasileiros que trabalharam em culturas estrangeiras de gestão e executivos estrangeiros que estavam trabalhando no Brasil, apresenta os grupos de traços que compõem o estilo de gestão brasileiro. Os traços estão divididos em quatro grupos: organização e planejamento do trabalho, relações interpessoais, relação com o poder e relação com o ambiente.
Realizou-se uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, utilizando como delineamento de pesquisa um estudo de caso. Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas e pesquisa documental. Como população-alvo, definiram-se os servidores da área administrativa de um dos campus de uma universidade pública do interior do RS. A análise dos dados foi realizada por meio de análise interpretativa e triangulação das fontes de coleta dos dados.
As características da cultura brasileira de gestão presentes na universidade foram planejamento, gestão do tempo, flexibilidade, personalismo, evitar conflitos, orientação humana, desigualdade de poder, heterogeneidade cultural e admiração pelo estrangeiro. As características proeminentes foram flexibilidade, personalismo e evitar conflitos, demonstrando que há qualidade nos relacionamentos, revelando que os indivíduos possuem flexibilidade para mudanças e boa capacidade de adaptação, e que procuram sempre chegar a um consenso diante de divergência de opiniões.
A presente pesquisa alcançou os objetivos propostos, pois foi possível identificar as características da cultura brasileira de gestão presentes em uma universidade pública na percepção dos técnicos administrativos e demonstrar as características proeminentes da cultura brasileira de gestão. A identificação dessas características irá contribuir para o planejamento do futuro da instituição.
CHU, R. A. Contribuições à compreensão da gestão à brasileira. Dissertação (Mestrado em Administração) – FGV, São Paulo, 2006. CALDAS, M. P. Santo de casa não faz milagre: condicionantes nacionais e implicações organizacionais da fixação brasileira pela figura do “estrangeiro”. In: MOTTA, F. C. P.; CALDAS, M. P. (Orgs.). Cultura organizacional e cultura brasileira. 1.ed. São Paulo: Atlas, 2009. FLEURY, M. T. L. O desvendar a cultura de uma organização- uma discussão metodológica. In: FLEURY, M. T. L.; FISCHER, R. M. (Org.). Cultura e poder nas organizações. São Paulo: Atlas, 1996.