Resumo

Título do Artigo

Marketing de lugares e a perspectiva do residente: um estudo empírico sobre a atitude e satisfação em relação ao lugar onde vivem.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Marketing de lugares
satisfação
atitude

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Comportamento do Consumidor - Estudos Descritivos Quantitativos

Autores

Nome
1 - Monalisa da Costa Serafim
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus 1
2 - Italo Anderson Taumaturgo dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - CCSA
3 - Dayvisson Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - João Pessoa
4 - Gabriel Freitas Gonçalves
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus 1

Reumo

Segundo Moraes e Ikeda (2014), o marketing de lugar possui diferentes abordagens devido seu caráter multidisciplinar. Estudos recentes têm dado o foco para o entendimento do comportamento e necessidades dos residentes. Almeida (2004) expõe que, se as cidades desejam atrair novos visitantes, elas precisam desenvolver incentivos adequados ao nível de infraestrutura e fatores que fixem seus residentes. Assim, a satisfação do residente com o seu lugar é o ponto central do presente estudo.
De acordo com Medeiros e Costa (2016), não há sentido pensar em desenvolvimento turístico se isto não refletir a um benefício maior para os sujeitos residentes, de modo a alcançar sua satisfação com lugar e a melhoria de sua qualidade de vida. Com base nessa ideia, o objetivo desse trabalho é analisar alguns aspectos que influenciam a satisfação em relação a cidade que você reside. Para tanto, busca-se responder a seguinte pergunta: Qual a influência dos aspectos relacionados a satisfação do residente com a sua cidade?
Marketing de lugares se relaciona à aplicação do processo de troca entre os atores de determinada região objetivando gerar valor às partes envolvidas (MORAES; IKEDA, 2014). Assim, pesquisadores buscam entender os fatores de influência na decisão dos indivíduos em viver em um determinado local e a subsequente qualidade de vida percebida com o lugar escolhido. Alguns deles são: dimensão física, diversidade e tolerância que prevalece na cidade, atividade cultural e entretenimento e crescimento econômico da região (FLORIDA, 2004; STOLARICK, 2005; JENSEN, 2007; BAKER; CAMERON, 2008; HACK, 2015).
Na mensuração foram utilizadas escalas já aplicadas anteriormente em outros estudos. Não se objetivou a generalização dos resultados, mas encontrar evidências de relação entre os construtos. Foram respondidos 208 questionários. Na análise dos resultados, primeiramente realizou-se procedimentos descritivos e a análise de consistência psicométricas através de técnicas de análise fatorial e confiabilidade pelo Alpha de Cronbach. Depois, para a verificação de relação entre os construtos foram realizadas as técnicas de regressão normal linear, e o modelo Theil-Sen, através dos softwares SPSS e R.
Os resultados da modelagem normal linear e do modelo alternativo de Tell-shein coincidiram parcialmente, o que nos fornece maior subsídio para inferir conclusões eficientes sobre as hipóteses feitas nessa pesquisa. Dessa forma, foi observado que as variáveis “natureza”, “negócios”, “compra”, “transporte” e “cultura” não exercem influência na satisfação geral do residente. As variáveis “intenções”, “serviços do governo” e “social” influenciam positivamente a satisfação geral do indivíduo. Da mesma forma, a satisfação possui influência positiva quanto a atitude em relação a marca da cidade.
O presente estudo teve por objetivo compreender os fatores que possuem influência direta positiva na satisfação dos residentes com seu lugar. Os resultados da pesquisa são de extrema valia para profissionais do turismo, governo e pesquisadores da área de marketing e turismo que desejam promover uma maior satisfação dos moradores para com o lugar em que vivem. O estudo possui limitações no que tange ao contexto de aplicação. Assim, recomenda-se que esse seja replicado em outros lugares e que se procure traçar comparativos entre regiões.
HANKINSON, G. The brand images of tourism destinations: a study of the saliency of organic images. J Prod Brand Manag, vol. 13, n. 1, 2004. KOTLER, Philip; GERTNER, David. Country as brand, product, and beyond: A place marketing and brand management perspective. Journal of brand management, v. 9, n. 4, p. 249-261, 2002. MORAES OCKE, Marco Antonio; IKEDA, Ana Akemi. Marketing de lugar: estado da arte e perspectivas futuras. Revista de Administração, v. 49, p. 671, 2014. NIGRO, H.; CÍSARO, S. The citizen satisfaction index: adapting the model in argentine cities. Cities, vol. 56, p. 85–90, 2016.