Resumo

Título do Artigo

NEGÓCIOS SOCIAIS NO BRASIL: A PRODUÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES ENTRE 2005 E 2015
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Palavras Chave

NEGÓCIOS SOCIAIS
EMPREENDEDORISMO SOCIAL
PRODUÇÃO ACADÊMICA

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - LUIZ GUSTAVO SANTOS BARBOZA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - CAMPUS CASCAVEL
2 - Elizandra da Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Cascavel/CCSA
3 - Geysler Rogis Flor Bertolini
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Cascavel

Reumo

Os negócios sociais se assemelham aos negócios tradicionais em aspectos como produtos, serviços, clientes, mercados, custos e receitas, porém, apresentam como diferença o seu propósito principal, que passa a ser de gerar impacto social, mas com sustentabilidade financeira e eficiência por meio de mecanismos de mercado. Representam um campo de estudos recente na academia nacional, com lacunas a serem preenchidas por novas pesquisas.
A pesquisa é somada à discussão e à busca pelo estado da arte de pesquisas envolvendo o tema Negócios Sociais, através da análise dos trabalhos publicados pelos programas de mestrado e doutorado nacionais e que envolvem o tema, respondendo a seguinte pergunta: O que se tem discutido em teses e dissertações publicadas no país sobre o tema negócios sociais? O objetivo desta pesquisa é estudar as teses e dissertações brasileiras que abordam Negócios Sociais no período de 2005 a 2015, identificados nas bases deses e dissertações da CAPES e do IBICT.
Os negócios sociais compreendem ações economicamente viáveis, que buscam atender às necessidades da população de baixa renda, possibilitando oportunidades de acesso a produtos e serviços de qualidade a preços acessíveis, bem como oportunidades de emprego e renda (Scherer, 2014). Estão diretamente dedicados a mudar a situação econômica e social dos pobres, e são capazes de gerar melhoria social (Yunus, 2010).
Caráter exploratório. Analisas produções com publicação entre 2005 a 2016 do banco de teses e dissertações da CAPES e IBICT. Os artigos resultantes foram analisados de forma qualitativa, onde identifica-se as discussões mais recorrentes sobre tema e as principais sugestões de pesquisas futuras, e quantitativa com os seguintes critérios: volume de teses e dissertações publicados por instituição; volume de teses e dissertações publicados por período; identificação do tipo de pesquisa (tese ou dissertação); abordagem de pesquisa (qualitativa, quantitativa, quantitativa-qualitativa).
USP com maior número de trabalhos; período com maior produção (2012); Pesquisas predominantemente quantitativas (76%); Temática recente na academia. Discussões identificadas: Perspectivas americana, europeia, de países emergentes e asiática; distribuição dos lucros dos negócios sociais; complexidade no desenvolvimento de métricas. Principais sugestões de pesquisas futuras: pesquisas quantitativas; com stakeholders; associando negócios sociais e terceiro setor; métricas de avaliação de desempenho e do impacto social; aspectos financeiros dos negócios sociais.
As sugestões de estudos futuros identificadas nas teses e dissertações indicam que, apesar da ascensão de pesquisas relacionadas ao tema, existem ainda diversas lacunas. Desta forma, acredita-se que a presente pesquisa tenha atingido seu objetivo, uma vez que permitiu identificar as principais discussões das teses e dissertações nacionais sobre os negócios sociais, e apresentou um rol de sugestões de pesquisas futuras. Contribui, ainda que de forma breve, com a discussão deste tema, que possui grande espaço para novos estudos.
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