Resumo

Título do Artigo

CLIMA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE FOOD SERVICE EM JOÃO PESSOA/PB
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Palavras Chave

Organizações
Cima Organizacional
Food Service

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - PATRICIA LACERDA DE CARVALHO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós Graduação em Administração
2 - Leisianny Mayara Costa Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - CCHSA
3 - herika wanessa xavier barreto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - campus I
4 - Williana de Souza Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus I - João Pessoa

Reumo

Clima organizacional é a reflexão da percepção dos colaboradores quanto ao ambiente e atmosfera do trabalho. E tal percepção pode trazer consequências no desempenho dos mesmos, no relacionamento com o grupo, na satisfação com o trabalho e a organização, como também podem gerar comportamentos como a rotatividade e absenteísmo, conforme afirmam Oliveira, Carvalho e Rosa (2012). Daí a importância de se avaliar o clima organizacional de uma determinada organização, pois por meio da pesquisa é possível verificar como o clima afeta os comportamentos, a capacidade e desenvolvimento dos colaboradores.
Analisar o Clima Organizacional da empresa XPN que faz parte do setor de serviços de alimentação fora do lar ou Food Service na categoria de restaurante situada na cidade de João Pessoa/PB. O referido restaurante é conhecido na região litorânea pela sua bela vista para o mar, assim como pela sofisticação no Buffet e ambiente agradável.
O Clima Organizacional representa um conjunto das expectativas geradas em determinadas circunstâncias, e é um fenômeno grupal, resultante e peculiar de um ambiente coletivo englobando fatores humanos, materiais e abstratos, decorrentes do convívio humano e da cultura existente no ambiente organizacional. Existem alguns modelos presentes na literatura para pesquisa de clima organizacional: Modelo de Litwin e Stringer (1968), Modelo de Sbragia (1983), Modelo de Kolb et al. (1986) e Modelo de Luz (2003). Para essa pesquisa foi selecionado o Modelo de Luz (1995, 2003).
O método utilizado para o desenvolvimento desta pesquisa é o estudo de caso. O sujeito de pesquisa foi a empresa XPN presente no mercado de João Pessoa/PB. Para o tratamento dos dados optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa através de um questionário semi-estruturada com perguntas objetivas e subjetivasAs perguntas objetivas se basearam no Modelo de Luz (2003) que foi desenvolvido para analisar o Clima Organizacional em micro e pequenas empresas.
As informações obtidas nas etapas realizadas na pesquisa permitiram identificar que há indicadores importantes a serem trabalhados para melhoria do clima organizacional da empresa estudada, cujo na percepção dos colaboradores foram os que causam maior grau de insatisfação, são eles: comunicação, remuneração, valorização profissional, trabalho em equipe e treinamento e desenvolvimento. Nos indicadores relacionamento com a chefia, relacionamento interpessoal e imagem da empresa foi percebido que há algumas situações que ainda necessitam de reflexão para aprimorar o clima organizacional.
Destaca-se algumas ações/ferramentas de gestão estratégica de pessoas, como sugestões de melhoria no desempenho da organização pesquisada que compreendem: o processo de feedback periódico, capacitações e treinamentos contínuos, remuneração por competência, programas de reconhecimentos e outros. No entanto, é importante levar em consideração a necessidade do comprometimento tanto da diretoria da empresa quanto do quadro de colaboradores ao realizar estas ações. A contribuiu para a organização como sinalizador de futuras ações que possam mitigar, corrigir e/ou prevenir problemas.
LUZ, R. S. Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1995. ________.; Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003. GONZALEZ, I. V. D. P. et al. Pesquisa de clima organizacional: um estudo em uma secretaria municipal de educação do Estado do Espírito Santo. Qualitas Revista Eletrônica, v. 12, n. 2, 2011. PAYNE, R. L.; MANSFIELD, R. Relationship of perceptions of organizational climate to organizational structure, context e hierarchical position. Administrative Science Quaterly. n. 18, p. 515-526, 1973.