Resumo

Título do Artigo

PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA PESQUISA COM PINHÃO-MANSO: UM ESTUDO NA EMBRAPA - DF.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Processo de Institucionalização
Pinhão-manso
Inovação

Área

Gestão da Inovação

Tema

Inovação Sustentável e Impacto Social

Autores

Nome
1 - GRAZIELA MOTA ANTUNES ALMEIDA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - CESA - PPGA
2 - RAFAEL JEFFERSON BORGES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - CESA
3 - Saulo Fabiano Amâncio Vieira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - CESA / Departamento de Administração

Reumo

O biocombustível advindo do Pinhão-manso, como uma alternativa sustentável. Este artigo trata sobre pesquisas que podem vir a domesticar a cultura desta oleaginosa. Busca-se compreender como se deu o processo de institucionalização das pesquisas do Pinhão-manso realizada pela Embrapa, à luz da Teoria Institucional. Estrutura de tópicos: processo de institucionalização, os procedimentos metodológicos e apresentação e análise dos dados da pesquisa, (contextualização história e legislativa).
Problema; As pesquisas sobre o Pinhão-manso realizadas pela EMBRAPA-DF se encontram institucionalizadas? Objetivos: Analisar se as pesquisas sobre o Pinhão-manso realizadas pela EMBRAPA-DF se encontram institucionalizadas. Específicos: Esquematizar categorias de análise que contribuam para a localização da fase de institucionalização das pesquisas com Pinhão-manso; Examinar se as fases do processo de institucionalização foram contempladas pelas pesquisas nacionais com Pinhão-manso.
A fundamentação teórica abordada baseia-se, principalmente, nas contribuições de Tolbert e Zucker (1998), quanto a Teoria Institucional, quando são explicadas as fases do processo de institucionalização, que são: pré, semi e total institucionalização. Além disso, à luz desta teoria são trabalhados, ainda, os pilares institucionais de Scott (1995), os quais serviram como base para a realização da análise proposta neste artigo.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso único, com a unidade de análise sendo alguns pesquisadores da Embrapa-DF, a coleta de dados (entrevistas e documentos – que englobam levantamentos históricos) e a análise é de conteúdo. A partir dos dados coletados, para identificar os fatos que caracterizam ou justificam em que fase do processo de institucionalização se encontra o objeto de estudo deste artigo, foi elaborado um esquema com categorias.
Na apresentação e análise dos dados é relatado um breve histórico descritivo do Pinhão-manso no Brasil, em que são apresentados os aspectos normativos reguladores da planta no país. Também é ofertado um esquema com categorias de análise, suas descrições e, contando com trechos das entrevistas. Este quadro, facilita a compreensão do leitor acerca da identificação das fases do processo de institucionalização.
O problema foi respondido a partir do alcance do objetivo geral proposto. Apresenta-se os resultados de forma abreviada com base nos objetivos específicos. Relatam-se alguns achados da pesquisa – quanto a fase do processo de institucionalização (habitualização) das pesquisas com Pinhão-manso e quanto a ausência de Champions o que prejudica o processo – conforme o quadro de categorias. Indica-se alguns limites da pesquisa, e por fim, dá-se algumas sugestões de pesquisas futuras.
Institutionalization and structuration: Studying the links between action and institution, de (BARLEY e TOLBERT, 1997); A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento, (BERGER e LUCKMANN, 1985); Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Pinhão-Manso para Produção de Biodiesel, (EMBRAPA, 2011)