Resumo

Título do Artigo

Quem São, O Que Fazem e Como Interagem? Compreendendo os Stakeholders em Pequenas Centrais Hidrelétricas
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Stakeholders
Energias Renováveis
Desenvolvimento sustentável

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - Daiane Pagnussatt
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS) - FACE - Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
2 - Maira Petrini
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS) - Faculdade de Administração
3 - LISILENE MELLO DA SILVEIRA
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS) - FACE - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA
4 - Ana Clarissa Santos
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

A energia é um dos fatores fundamentais que devem ser considerados nas discussões sobre desenvolvimento sustentável. As diferentes estratégias de implantação e difusão das novas formas de tecnologia energética envolvem múltiplos stakeholders, os quais possuem interesses, valores e crenças distintos com relação a essas tecnologias e à geração de energia em geral (SETIAWAN; CUPPEN, 2013). É neste olhar do papel dos stakeholders no desenvolvimento sustentável que esta pesquisa localiza seu pano de fundo.
O problema de pesquisa proposto neste artigo busca responder como atuam e quais os papéis exercidos pelos stakeholders envolvidos em Pequenas Centrais Hidrelétricas? Desta forma, ao identificar os stakeholders, o objetivo deste artigo foi analisar a atuação e o papel de cada parte interessada.
Os conceitos de stakeholders, participação e desenvolvimento sustentável são intimamente relacionados na sua contribuição para a mudança social (MARTINEZ; OLANDER, 2015). A participação insuficiente de importantes grupos de stakeholders levando a falta de gerenciamento dos recursos e (ou) declínio do apoio e da confiança pública (BACHER; GORDOA; MIKKELSEN, 2014). Públicos diversos estão envolvidos com PCH: comunidades locais, investidores e produtores de energias renováveis, governos, organizações não governamentais e cooperativas agrícolas (DEL RÍO; BURGUILLO, 2009).
A metodologia utilizada foi exploratória e qualitativa. Os dados primários foram coletados a partir de 9 entrevistas semiestruturadas com representantes de diferentes grupos de stakeholders. Este instrumento foi submetido para validação de dois pesquisadores experts em energias renováveis e um representante do Grupo de Construtoras de PCH. Os dados secundários foram coletados pela técnica de pesquisa documental, contemplando a legislação do setor, relatórios, editais e orientações disponíveis em sites eletrônicos de órgãos do governo e agências reguladoras.
Foram identificados 7 grupos de stakeholders e 19 integrantes que os representam (quadro 2). Os grupos de stakeholders identificados neste estudo foram (1) Agentes Institucionais, (2) Organizações não governamentais, (3) Investidores e produtores de energias renováveis, (4) Bancos de investimento, (5) Fornecedores do setor, (6) Associações de fomento de energias renováveis e (7) Stakeholders Locais. O papel de cada grupo é descrito e identificadas 5 etapas para implantação de empreendimentos de energias renováveis e como os grupos de stakeholders interagem nelas.
São críticas a falta de colaboração e diálogo entre os diferentes stakeholders no momento de tomar a decisão sobre a gestão dos recursos e a falta de informação, levando, principalmente os stakeholders locais, a perderem a confiança no empreendimento, antes da instalação e durante todo o seu ciclo de vida. Uma vez identificadas as etapas na implantação e os atores envolvidos, podem ser propostos frameworks de comunicação, para aumentar a transparência da informação, e modelos de fluxo de trabalho, buscando a colaboração e diálogo entre os diferentes stakeholders.
MARTINEZ, C.; OLANDER, S. Stakeholder Participation for Sustainable Property Development. Procedia Economics and Finance, v. 21, p. 57–63, 2015. DEL RÍO, P.; BURGUILLO, M. An empirical analysis of the impact of renewable energy deployment on local sustainability. Renewable and Sustainable Energy Reviews, v. 13, n. 6-7, p. 1314–1325, ago. 2009.