Resumo

Título do Artigo

COMO ESCALAR UMA STARTUP? O CASO DA STARTUP USE BIKE E A EXPANSÃO DA LOCAÇÃO DE BICICLETAS EM HOTÉIS DO BRASIL

Palavras Chave

startup
modelo de negócio
escalabilidade

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Odilo Schwade Junior
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Campus Itajaí
2 - Gianfranco da Silva Araujo
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Campus Itajaí

Reumo

O Caso da Use Bike apresenta o dilema que vive Carlos e seus sócios para encontrar uma forma de expandir seu negócio. Eles estão, inicialmente, diante de duas possibilidades: o método de venda por representantes comerciais ou a expansão por franquias. O caso apresenta os diversos desafios e vantagens para a implementação de cada possibilidade.
Este caso de ensino foi criado para que os alunos possam discutir sobre como escalar, ou expandir, o modelo de negócio de uma startup. O negócio da Use Bike apoia-se em um sistema de informação web para registro e controle da locação de bicicletas, porém é necessária a estrutura física de apoio para as bicicletas e a divulgação do serviço em cada hotel para se operar o negócio. Diferente de algumas startups que possuem um negócio totalmente digital, o desafio de expansão do Use Bike se torna mais complexo.
As informações utilizadas para elaboração deste caso de ensino foram obtidas por meio de fontes primárias e secundárias. As entrevistas com Carlos Medeiros, sócio fundador da Use Bike, estão entre as primárias e fonte de grande parte das informações contidas no caso. Todas as informações contidas no caso, inclusive métricas do negócio, são dados reais. Como fontes secundárias foram consultados sites do próprio Use Bike, E-commerce Brasil, Ministério do Turismo no Brasil, Associação Brasileira de Industria de Hotéis, BikeRio e das Olímpiadas Rio 2016.
O caso é recomendado para disciplinas de gestão e desenvolvimento de negócios, empreendedorismo e marketing de graduação ou pós-graduação lato ou stricto sensu.
Recomenda-se que o professor disponibilize referências como base para discussão sobre modelos de franquias e vendas por representantes comerciais, referências de startups e validação de modelos de negócio ou aulas com conteúdos relacionados, adaptadas para as realidades e preferências locais de suas fontes bibliográficas para que a partir de conhecimentos prévios possam refletir sobre os desafios do caso. Na seção de notas de ensino sugere-se algumas referências para enriquecer a discussão.