Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DE CARACTERÍSTICAS DA AUDITORIA INDEPENDENTE NA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Auditoria
Qualidade da Auditoria
Qualidade da Informação Contábil

Área

Finanças

Tema

Governança, Risco e Compliance

Autores

Nome
1 - Marcelo Paulo de Arruda
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA (UNIPÊ) - UBTech
2 - Wenner Glaucio Lopes Lucena
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis

Reumo

A informação contábil se constitui em um ponto importante na tomada de decisões em diversas atividades empresariais. Entende-se que a informação contábil apresentada pelas companhias é afetada tanto por diversas características relacionadas a empresa, como, por exemplo, auditoria independente. Mediante o exposto, pode-se inferir que a eficiência do serviço de auditoria executado pode depender, por exemplo, da capacidade da auditoria externa em entender sobre os negócios da empresa auditada. Neste sentido, verifica-se que a qualidade dos serviços de auditoria depende de diversas características
Percebe-se que as pesquisas voltadas ao tema focam em apenas uma dimensão da qualidade da auditoria (Deangelo, 1981) ou em um atributo da informação contábil (Piot, 2005, Paulo, 2012) o que limita a abrangência das evidências encontradas. Tem-se o seguinte problema de pesquisa: Qual a influência de características da qualidade da auditoria independente na qualidade da informação contábil? O objetivo geral deste trabalho é verificar a influência de características da auditoria independente na qualidade das informações contábeis nas companhias abertas brasileiras.
A qualidade dos serviços de auditoria é definida por DeAngelo (1981) como a probabilidade de determinado auditor descobrir uma brecha no sistema de contabilidade do cliente e denunciar tal brecha. De acordo com Francis (2004) a qualidade da auditoria pode ser conceituado como um continuum teórico que pode variar de muito baixa à altíssima qualidade de auditoria e que falhas de auditoria ocorrem na extremidade inferior da qualidade Segundo Dechow, Ge and Schrand (2010), não existe uma definição adequada para a qualidade da informação a ser considerada na tomada de decisões em todos os contextos
Foram empregados modelos para mensurar os atributos da qualidade da informação contábil analisados: Conservadorismo (Ball e Shivakumar (2005)), qualidade na mensuração dos accruals (Dechow and Dichev (2002)) e value relevance (Ohlson (1995)), conforme vastamente utilizado por diversos estudos. Neste tópico são expostos as proxies para qualidade da auditoria: Tamanho da Firma de Auditoria, Tempo de Relacionamento entre a Firma de Auditoria e o Cliente, Serviços não Relacionados a Auditoria, Presença do Comitê de Auditoria e Tempo de Emissão do Relatório de Auditoria.
O presente trabalho teve como intuito verificar se as características relacionadas a auditoria independente impactam na qualidade da informação contábil. O value relevance que as companhias auditadas por firmas que prestaram outros serviços não relacionados a auditoria apresentaram maior influência na precificação das ações, valorizando as mesmas positivamente. Na qualidade da mensuração dos accruals verificou-se que o tempo de relacionamento entre a firma de auditoria e o cliente melhora esta, corroborando com achados do trabalho de Myers, Myers and Omer (2003) e Chen, Lin and Lin (2008)
Com base nos resultados do estudo, verificou-se que as características da auditoria independente podem impactar na qualidade da informação contábil, mensurada mediante os seus atributos. Porém, se deve haver uma maior discussão acerca das proxies da qualidade da auditoria, com o intuito de captar novas proxies para a mesma. Para futuras pesquisas, sugere-se a criação de um índice que capte o conjunto de características da auditoria independente, bem como o conjunto de atributos da qualidade da informação contábil.
Deangelo, L. E. (1981). Auditor size and auditor quality. Journal of Accounting and Economics, 3, 183-199. Dechow, P. M. Ge, W. & Schrand, C. M. (2010). Understanding earnings quality: A review of the proxies, their determinants and their consequences. Journal of Accounting and Economics, 50(2-3), 344-401. Paulo, E., Cavalcante, P. R. N. & Melo, I. I. S. L. (2012). Qualidade das informações contábeis na oferta pública de ações e debentures pelas companhias abertas brasileiras. Brazilian Business Review, 9(1), 1-26.