Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIA E EMPREENDEDORISMO: CASO DE ENSINO MATE.COM

Palavras Chave

Estratégia
Empreendedorismo
Franquia

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - DUILIO PEDRO SCHAEFER JÚNIOR
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó
2 - James Antonio Antonini
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó
3 - Julio Adriano Ferreira dos Reis
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó
4 - Rodrigo Barichello
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó/ SC

Reumo

O conhecimento técnico dos irmãos Ribas, proprietários do Mate.com, unido à sua força de vontade e perseverança, transformaram um sonho em realidade. Iniciaram o empreendimento em apenas 8m² num hipermercado em Balneário Camboriú - SC, tornando-se rapidamente referência. Após alguns acontecimentos, decidiram mudar-se para Chapecó - SC, mantendo a mesma marca e características. Depois de algumas experiências e de apoio do SEBRAE/SC, decidiu-se ampliar os negócios através do sistema de franquia.
Este caso de ensino foi elaborado com objetivo de aumentar a percepção e discussão na área de estratégia e empreendedorismo. As principais reflexões, que justificam a aplicação deste caso são: a percepção do processo de desenvolvimento estratégico empresarial; necessidade de adaptação às mudanças; importância do posicionamento e valorização da marca; tomada de decisão em observância à realidade de uma organização; identificação da importância de um processo padronizado de gestão.
Os dados, que originaram este caso de ensino, foram obtidos através de entrevistas com os sócios-proprietários da empresa Mate.com, observação do ambiente organizacional e análise do projeto desenvolvido pela empresa, em parceria com o SEBRAE, para a abertura das franquias.
O caso tem diversas aplicações no processo de ensino aos estudantes das áreas de Administração e Gestão, em cursos de graduação e especialização. Com conteúdo que trata de Empreendedorismo e Estratégia, pode ser utilizado nas disciplinas de empreendedorismo, inovação, análise organizacional, comportamento organizacional, estratégia empresarial e administração mercadológica, materiais e logística, com potencial para emprego em turmas de graduação e especialização.
CARTER, C.; CLEGG, S.; KORNBERGER, M. Um livro bom, pequeno e acessível sobre estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2010. CHAFFEE, E. Three Models of Strategy. Academy of Management Review, Nova York, v. 10, n. 1, jan. 1985. MINTZBERG, H.; LAMPEL, J.; QUINN, J.; GHOSHAL, S. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. Porto Alegre: Bookman, 2006.