Resumo

Título do Artigo

MATURIDADE ORGANIZACIONAL: UMA VISÃO DOS IMPACTOS GERENCIAIS NOS PROCESSOS DE INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL SOB A ÓTICA DO MODELO DE CICLO DE VIDA DE ADIZES
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Palavras Chave

Inovação
Ciclo de Vida
Maturidade

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização e Processos para Inovação

Autores

Nome
1 - Heitor Lopes Ferreira
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - VERGUEIRO
2 - MAURÍCIO ALVES RODRIGUES PUGAS
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA
3 - Neide Santos da Silva
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Vergueiro

Reumo

O sucesso empresarial esta relacionado a sua competitividade e esta é resultante de sua capacidade de inovação, manutenção financeira e alocação de recursos. Como suporte teórico buscou-se fundamentos que atribuam o sucesso das empresas a sua capacidade inovadora, que descrevam o perfil das empresas inovadoras e de que forma a inovação relaciona-se com o modelo de ciclo de vida de Adizes (2002). A pesquisa é quanti-qualitativa de caráter exploratório aplicado a uma rede de lojas de eletromóveis.
É consenso que a inovação transforma as organizações, respaldado por diversos estudiosos de todo o mundo que produziram e têm produzido um vasto corpo de pesquisa sobre inovação. Organizações inovadoras além de flexíveis possuem controle gerencial. Identificar os sinais de que a rigidez esta se sobrepondo a flexibilidade é um enorme desafio. Como objetivo busca-se identificar em qual fase do ciclo de vida proposto Adizes (2002) encontra-se a rede de lojas pesquisada.
O respaldo teórico para responder ao problema e ao objetivo proposto, buscou o entendimento do tema inovação e de sua relação com o sucesso das empresas (Kelley, 2005; Higgins, 1995; Prahalad e Ramaswamy, 2004), qual o perfil das organizações inovadoras ou que buscam a inovação para seus negócios (D’Ascenzi 2015; Ávila 2015; Miller 2015) e de como a inovação de manifesta durante seu ciclo de vida (Adizes, 2002; Nicholas, 2003).
Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa de caráter exploratório, realizada com os colaboradores de cinco filiais que atuam no varejo de eletromóveis integrantes de uma das maiores redes varejistas do país. Esta rede destaca em seus valores a inovação como primordial para suas estratégias e processos. O instrumento de pesquisa aplicado foi adaptado de Adizes (2002). Para análise dos dados usou-se a análise de Clusters, teste de Mann-Whitney e a opinião predominante do grupo pesquisa.
Dentre os 112 possíveis participantes 71 responderam. O instrumento de coleta dos dados permitiu que fossem identificados dois grupos com diferenças de opiniões, e por meio do teste Mann-Whitney, verificou-se que embora apresentem pontos de vista diferentes em relação à empresa constatou-se que o perfil inovador pregado pela rede em todas as suas filiais estão claras para seus colaboradores, constatou-se também que a empresa está na Plenitude em relação ao ciclo de vida de Adizes (2002).
O modelo de Ciclo de Vida de Adizes (2002) permite que as organizações façam a seguinte reflexão. A estrutura gerencial adotada permite a flexibilidade? De acordo com os resultados da pesquisa a resposta é “sim”. O uso deste modelo permite que as organizações olhem para dentro de si. Saber em qual fase do Ciclo de Vida nas organizações significa antecipar-se a problemas, é convertê-los de Anormais para problemas Normais onde à organização com suas próprias forças é capaz de superá-los.
Adizes, I.K. (2002). Os Ciclos De Vida Das Organizações: Como e Por Que As Empresas Crescem e Morrem e o Que Fazer a Respeito, 2ºEd. São Paulo: Pioneira Thomson. Higgins, M. (1995). Innovate or Evaporate. Test & Improve Your Organizations I.Q. Its Innovation Quotient. New York: New M. Publishing Company. Johannessen, J.A.; Olsen, B.; Lumpki, G.T. (2001). Innovation as Newness: What Is New, How New, And New To Whom? European Journal of Innovation Management, V.4, Nº1, P.20-31.